Skip to main content

Internet das coisas: influência positiva para o seu negócio

diretoria
31 março, 2014
Internet das coisas: influência positiva para o seu negócio

 

Já imaginou se todos os objetos existentes no mundo fossem equipados com um minúsculo identificador que pode ser rastreado e gerenciado por computadores? Não é difícil compreender que os impactos sobre nossa forma de viver seriam imensos.

Essa tendência, também chamada de “Internet das Coisas”, já se tornou realidade no mundo dos negócios com o uso de recursos como o radiofrequency identification (RFID) e QR codes. De acordo com estimativas, o mercado da Internet das Coisas irá movimentar 19 trilhões de dólares até a próxima década!

E você?  Já sabe como a nova tendência pode revolucionar seus negócios?

Read More

 

Mundo conectado.

O termo em inglês “Internet of Everything” poderia ser traduzido no português para Internet de todas as coisas. O nome seria mais adequado para a tendência, já que ela pressupõe a conexão entre todos os espaços e objetos físicos à internet.

Isso significa que fábricas, instituições hospitalares, sistemas de transporte, linhas de energia e outras estruturas poderiam estar conectadas à web, trazendo oportunidades de melhoria sem precedentes em processos de controle, coleta de informações, produtividade e segurança.

Sem desperdício para a empresa

Um exemplo simples e prático de como a internet das coisas pode impactar os negócios é o gerenciamento de estoque. Com ela, é possível que uma empresa jamais tenha gastos desnecessários com estoque em excesso ou sofra com a falta de produtos.

As informações do armazém e lojas estarão disponíveis e atualizadas a todo o momento, favorecendo tomadas de decisão mais rápidas e integração com sistemas de fornecedores e parceiros.

Serviço inteligente

A internet das coisas pode fazer com que a experiência de compra e venda de produtos e serviços alcance um novo patamar. Já podemos ver no mercado geladeiras que identificam itens em falta para notificar seu dono ou até mesmo o supermercado para que ele faça a entrega.

E os benefícios não se restringem ao consumidor, mas também podem ser usufruídos pelas empresas. Elas terão inúmeras oportunidades de identificar as variações na demanda e no comportamento de seus consumidores para se preparar com antecedência e desenvolver ações de marketing.

Uma faca de dois gumes

Alguns aspectos do negócio também podem se tornar mais seguros com a internet das coisas. Com objetos totalmente identificáveis e rastreáveis, é muito mais difícil que a empresa sofra roubos de clientes ou funcionários ou tenha problemas com erros na gestão das informações.

Mas todas as vantagens trazidas pela internet das coisas não poderiam vir sem um preço. Aumentando a rede de objetos conectados em todo o mundo, cresce também a complexidade e, consequentemente, a vulnerabilidade dos sistemas a possíveis ataques. No entanto, essa já é uma preocupação do mercado que vem sendo amenizada com o uso de tecnologias conhecidas, como firewalls, encriptação de dados, entre outros.

Podemos ver que a internet das coisas vem mudando progressivamente a forma como empresas e instituições funcionam no dia a dia. Aproveitando recursos já disponíveis, como a computação em nuvem e o RFID, sua empresa já estará dando o primeiro passo para se adaptar a essa tendência.

E agora? Está mais fácil entender como a internet das coisas pode revolucionar seus negócios? Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.

 

diretoria
31 março, 2014