fbpx

Já pensou nos benefícios de ser uma empresa sustentável?

Quando o assunto é sustentabilidade, muitos tendem a reproduzir mitos que rondam o mundo empresarial já há alguns anos. Talvez o principal deles seja o de que o investimento em práticas sustentáveis acaba gerando prejuízo para a empresa. Na verdade, pesquisas indicam que a adoção de uma postura sustentável tem feito com que as empresas lucrem cada vez mais.

Outro mito que merece ser combatido é o de que o conjunto de práticas sustentáveis se traduz apenas em iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente. Como veremos mais adiante, o espectro das ações sustentáveis é muito mais amplo do que podemos imaginar à primeira vista.

Confira no post a seguir quais são os benefícios de ser um empresa sustentável e fique mais por dentro desse assunto.

Read More

 

O que é sustentabilidade?

Podemos entender a sustentabilidade como o conjunto de práticas voltadas para promover o equilíbrio da organização sob o enfoque de três considerações distintas: social, econômica e ambiental. Assim, o chamado “desenvolvimento sustentável” da empresa envolve o fortalecimento desse tripé. Vejamos as vantagens deste conceito aplicado:

  • Qualidade de vida dos funcionários

Funcionários satisfeitos, comprometidos e motivados são mais produtivos e menos susceptíveis a trocar sua empresa por outra. Isso é especialmente relevante se levarmos em conta que a alta rotatividade de funcionários tem sido vista como uma grande vilã dos negócios na atualidade.

Prestigiar o trabalho dos funcionários significa, entre outras coisas, respeitar seus direitos, adotar um modelo de negócios mais democrático, em que todos possam manifestar suas opiniões, e fomentar a meritocracia na distribuição de cargos e vantagens.

  • Redução do impacto ambiental

Cada vez mais os argumentos ambientalistas partem do pressuposto de que a nossa geração não tem o direito de deixar um legado de poluição e destruição para as gerações futuras. Isso faz com que Estados e órgãos internacionais elaborem leis e tradados sobre o tema.

Durante os últimos anos, observamos um enrijecimento nas leis ambientais no Brasil, com um Ministério Público forte e atuante na proteção do meio ambiente. É fundamental que a empresa conheça e aplique a lei em suas operações e, para isso, é necessário mudar a cultura empresarial e investir na educação dos seus profissionais.

Mesmo que a atividade da empresa esteja dentro dos limites estabelecidos, ainda assim temos que zelar pela economicidade na utilização de recursos, como papel e energia elétrica, cujos desperdícios representam prejuízos para empresa, e claro, para a natureza.

  • Integração com a comunidade local

A empresa não existe apenas na dimensão de fornecedora de produtos e serviços. É importante que passemos a vê-la também como membro da comunidade em que se insere. Assim, é interessante notar que muitas organizações têm apoiado iniciativas artísticas e culturais que guardam afinidade com os seus valores.

Em troca, a empresa pode obter a divulgação de sua marca e apresentações exclusivas para os seus colaboradores, além de poder descontar os valores investidos no Imposto de Renda.

Portanto, não podemos nos esquecer de que vivemos a chamada “era da informação”. Hoje em dia o consumidor exige muito mais do que qualidade e preço baixo. As redes sociais e os grandes portais de notícias da internet registram de perto as atividades de empresas que desrespeitam direitos trabalhistas, realizam testes em animais, poluem o meio ambiente ou desrespeitam o consumidor. Dessa forma, ser sustentável é também uma questão de competitividade no mercado.

E você, tem incentivado práticas sustentáveis no dia a dia de sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Administração, economia, Gestão, Gestão Empresarial, Sustentabilidade


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: