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Mapeie a experiência do cliente e descubra formas de fidelizá-lo

A experiência do cliente é uma das coisas mais importantes a que uma empresa deve dar atenção, e por um motivo bem simples: se não estiver satisfeito, o consumidor provavelmente não vai levar muito tempo até procurar outra solução no mercado.

Veja como mapear a experiência do cliente é importante para fidelizá-lo, e descubra como fazer isso com sucesso:

Por que mapear a experiência do cliente

Mapear a experiência do cliente é a única forma de saber exatamente como a empresa está se saindo, ou seja, identificar problemas, encontrar formas de inovar e se diferenciar, medir o nível de satisfação dos clientes etc. Sem esse acompanhamento, o serviço entregue pode aos poucos perder a qualidade, o que mina a credibilidade da companhia no mercado e afeta os lucros.

Por outro lado, são inúmeras as variáveis que compõem a experiência do cliente. Nesse caso, a tecnologia pode facilitar muito o trabalho de mapeamento, além de torná-lo mais eficaz. Para ser mais específico, a diferença está em usar um bom sistema de relacionamento com o cliente.

Veja algumas coisas que um sistema assim te ajuda a fazer, contribuindo para a fidelização da clientela:

Corrigir erros e antecipar problemas

Como em qualquer relacionamento, nas interações entre empresa e cliente sempre surgirão problemas. A questão é que nem todos serão resolvidos da melhor forma. Um sistema de relacionamento com o cliente permite analisar o histórico de interações e identificar falhas no atendimento e em certos processos. Então, além de corrigir esses problemas, será possível antecipar que ocorram novamente, bem como outros incômodos parecidos.

Entender desejos e motivações

Outro ponto positivo de um sistema de gestão é a possibilidade de conhecer melhor os clientes a ponto de entender seus desejos e motivações, oferecendo um atendimento personalizado e atendendo às principais necessidades de cada um.

Empresas bem-sucedidas em oferecer uma experiência de qualidade são exemplo em entender o que move seus clientes. Algo desse nível não pode ser feito sem a tecnologia certa e processos bem definidos de mapeamento.

Trabalhar deficiências e explorar pontos fortes

Talvez você perceba certos aspectos da empresa que não são exatamente problemas, mas que ainda assim precisam de ajustes para funcionar melhor. Acompanhar a experiência do cliente facilita o trabalho dessas deficiências.

Por outro lado, torna mais claro também quais são seus pontos fortes, até mesmo revelando maneiras de explorá-los melhor e conseguir resultados mais expressivos.

Melhorar a qualidade do serviço

A percepção do cliente está entre os melhores indicadores do nível de qualidade do serviço. Afinal, ninguém fica insatisfeito sem motivos, e acompanhar de perto as reações do público o ajudará a fazer um trabalho mais preciso e entregar algo que agrade e até supere as expectativas.

Não restam dúvidas de que a experiência do cliente é parte vital do crescimento e sucesso de uma empresa. Naturalmente, mapear essa experiência por meio de um sistema de gestão eficiente é a melhor maneira de garantir que os consumidores estejam sempre satisfeitos e bem servidos, e que a sua empresa só tenha surpresas boas.

Você sabia que um bom sistema de gestão era tão importante para a experiência do cliente? Veja uma demonstração on-line!

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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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