Skip to main content

Nuvem Híbrida: o que ela vai trazer de bom para sua empresa

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
18 maio, 2015
Nuvem Híbrida: o que ela vai trazer de bom para sua empresa

A computação em nuvem já é uma realidade nas empresas brasileiras.
De acordo com um levantamento divulgado pela Frost & Sullivan, no último mês de março, nada menos do que 41% das empresas nacionais já possuem investimentos direcionados à alocação de recursos e uso de aplicativos, plataformas e rede como serviços (ou seja, de forma virtualizada e sob demanda). Outras 42% empresas ouvidas na pesquisa informaram que pretendem levar até o final de 2015 suas organizações para a nuvem.

Esses dados mostram que a maneira de enxergar a infraestrutura de TI nas empresas vem mudando e quem deixar de acompanhar essas transformações pode acabar perdendo competitividade para seus concorrentes mais antenados. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar o quanto a Nuvem Híbrida pode reduzir os custos em sua empresa, elevar sua produtividade, além de impactar diretamente no faturamento da sua organização no médio prazo. Confira o que a nossa equipe preparou:

Read More

 

O que a computação em nuvem traz de vantagens à minha empresa?

O armazenamento de arquivos na nuvem, a utilização de aplicativos pay-per-use (sem a necessidade de instalação em seus computadores, nem de pagamento de licenças), o uso de hardware e sistemas operacionais virtualizados, enfim, todas essas mudanças na TI corporativa representam uma sensível redução de despesas com tecnologia da informação. Isso porque essas remodelações significam a ausência de despesas com licenças de softwares, eliminação de gastos com ativos de rede, redução nos custos com helpdesk, além de não ter mais a necessidade de despender volumosos recursos nas compras de hardware e atualização de aplicativos.

O que é então a Nuvem Híbrida?

Embora as vantagens da computação em nuvem sejam inegáveis, muitos pequenos e médios empresários ainda relutavam em migrar toda sua infraestrutura de TI para o ambiente virtual por acharem que os custos com manutenção de nuvem privada poderiam ser altos. Por outro lado, a nuvem pública não oferece nenhuma garantia de segurança com relação à proteção de dados. Chega então no universo empresarial o conceito de nuvem híbrida, no intuito de conciliar baixo custo e segurança, com altos ganhos de vantagem competitiva.

Uma nuvem híbrida é um modelo de implementação de computação em nuvem no qual alguns recursos são oferecidos por meio de uma nuvem pública, enquanto outros, através de uma nuvem privada. Uma nuvem híbrida oferece eficiência, velocidade no acesso às informações, alto nível em segurança da informação, além de custos mais baixos do que a nuvem privada.

Como funciona?

O objetivo da Nuvem Híbrida é reduzir os custos sem impactar a segurança. A solução idealizada foi a de alocar alguns recursos e aplicativos não-essenciais em uma nuvem pública (que pertencem a um provedor de serviços de terceiros e, portanto, mais vulnerável), deixando os dados sigilosos, arquivos confidenciais e aplicativos-chave ao core business da organização sob a tutela de uma nuvem privada (que pertencem a uma única organização, de forma dedicada e com alto nível de confiabilidade).

Quais as vantagens de uma Nuvem Híbrida?

  • Menor custo do que a alocação de dados exclusivamente em nuvem privada;
  • Seus dados confidenciais continuarão hospedados em nuvem privada, envoltos em toda a sistemática segurança da informação de alto padrão;
  • Otimização dos processos existentes sem custo adicional;
  • Maior flexibilidade em relação às demais abordagens em nuvem;
  • Possui recursos de proteção de dados automatizados como backups periódicos, sistemas de encriptação e rígido controle de acesso;
  • Assim como as demais implementações em nuvem, ela oferece a possibilidade de acesso aos dados a partir de smartphones e demais dispositivos móveis.

Ficou com alguma dúvida sobre a Nuvem Híbrida e quer conversar um pouco mais conosco sobre esse assunto? Escreva para nós ou acesse falcora.com.br e conheça algumas de nossas soluções em cloud computing.

diretoria
18 maio, 2015