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O número mais importante que você não está calculando: ROI

O número mais importante que você não está calculando: ROI

A razão de todo e qualquer negócio é obter lucros. Pode parecer algo óbvio de dizer mas o verdadeiro empresário precisa não só entender esse conceito a fundo mas saber como ele funciona na prática. Para que uma empresa cresça é preciso estar constantemente investindo em comunicação, logística, pesquisa, tecnologia entre outros. Sabemos que a organização não se sustenta apenas com o setor de vendas. O problema é que, seja por descuido ou falta de equipe especializada, nem sempre as estratégias são bem traçadas — tanto em pequenas quanto em grandes empresas. É aí que mora o perigo, pois os investimentos podem facilmente se configurar em gastos se não apresentarem os resultados esperados. Mas é possível saber o que se pode esperar de cada esforço envolvido? Existe alguma fórmula?

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ROI — o segredo

Existem cálculos específicos para medir como cada centavo de cada ação está gerando receita para o seu negócio. Um deles é o ROI, chamado aqui no Brasil de Retorno sobre Investimento. A sigla vem do inglês: ROI — Return On Investment. É também chamado de taxa de retorno, taxa de lucro ou, simplesmente, retorno.

O ROI basicamente trata sobre a relação entre lucro líquido e custos. Com ele, torna-se possível mensurar quanto uma empresa ganhou ou perdeu em relação a determinado investimento, tudo relatado em números e gráficos.

Na ponta do lápis

Existem diferentes cálculos para diferentes tipos de ações. Mas todos eles se baseiam numa operação fundamental que, de fato, é bem simples.

Vejamos o cálculo geral do ROI da sua empresa. O próprio investimento no negócio:

Pegue tudo que você já lucrou até o momento e subtraia o valor que você já investiu para criar o negócio. Depois divida o resultado pelo valor do investimento. Esse número obtido, expresso em porcentagem, é o ROI da sua empresa.

Cultura ROI

É de extrema importância para os negócios não apenas entender a fórmula, mas também mantê-la como referência para toda e qualquer ação que venha a ser desenvolvida na empresa.

Pense: e quando há atividades desenvolvidas em parceria com outras organizações? Nesse sentido, destaca-se o cuidado que deve ser dado às ações de marketing, por exemplo, pois elas vão envolver, geralmente, o serviço de terceiros, como agências de publicidade. Portanto, é preciso saber quais os resultados se pode exigir e esperar destes parceiros.

Para diferentes ações haverão diferentes variáveis envolvidas — geralmente relacionadas ao tempo de execução de cada uma —, mas todas devem ser colocadas na ponta do lápis para que se avalie, com transparência e eficiência, qual foi o real impacto da iniciativa. É de suma importância que se preste conta de tudo que foi feito e obtido. O cálculo do ROI é sempre o mesmo: ganho total menos os custos e a divisão desse número pelo custo da ação.

Com o tempo, você saberá como melhor otimizar suas campanhas, redirecionará verbas para ações que têm surtido mais efeitos e até mesmo conhecer melhor o perfil de consumo do seu cliente.

Com a cultura do ROI implantada na empresa, torna-se bem mais fácil o trabalho de traçar o planejamento de metas comerciais, uma vez que se tem uma base bem mensurada e definida.

Benefícios do ROI

Perceba que a “implementação do ROI” é muito mais do que apenas uma adoção de fórmulas, é uma cultura.

O costume do cálculo faz com que a equipe se motive, pois o comprometimento com metas a longo prazo se tornam mais sólidas e viabiliza a seus funcionários um processo mais objetivo de aprendizagem, uma vez que todo o processo é baseado em números.

Uma empresa mais organizada é, sem dúvida, uma empresa mais preparada para o mercado. E você, tem o costume de usar o ROI na sua empresa? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto e até a próxima!

diretoria
16 outubro, 2014