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O que as lojas físicas estão aprendendo com as lojas virtuais?

O que as lojas físicas estão aprendendo com as lojas virtuais?

As lojas virtuais já se consolidaram no mercado como uma forma segura de comprar produtos. Segundo o e-Bit (um dos maiores serviços de orientação para comerciantes virtuais), o setor está crescendo 30% ao ano.

Para 2016, as previsões são ainda melhores. Varejistas estão projetando um aumento no faturamento de 17,7%. Parte desse crescimento será impulsionado pelo mobile commerce. Hoje, o smartphone é um portal de vendas portátil.

Com um faturamento que deve chegar a 1,7 trilhão de dólares, o mercado on-line tem chamado a atenção de donos de lojas físicas. No cenário atual, elas precisam diferenciar-se do e-commerce para manter clientes fiéis. Quer saber como isso tem sido feito? Leia o nosso texto de hoje!

Incorporando rotinas e mantendo negócios em alta

O mercado de vendas brasileiro é um dos maiores do mundo. Brasileiros gostam de adquirir itens, seja pela internet ou indo à loja mais próxima de sua casa. Isso aumenta a importância de vendedores e lojistas permanecerem competitivos entre a sua concorrência.

A busca por mais clientes pode ser feita por meio de ofertas e campanhas promocionais. Além disso, as práticas das lojas virtuais podem ser incorporadas nas estratégias comerciais das lojas físicas. Entre as principais, podemos destacar:

Comparação de preços simplificada

A maioria dos consumidores on-line utilizam a internet para compras em busca de preços menores. Além dos preços mais atrativos, as lojas virtuais permitem a comparação de preços mais facilmente. Isso é feito por meio de ferramentas que catalogam o valor de um produto em diversas páginas e exibem em uma pequena página de pesquisa.

Uma iniciativa semelhante foi utilizada por muitos anos pela rede de supermercados Walmart. A empresa americana exibia em algumas unidades carrinhos de compra cheios com produtos da concorrência. Dessa forma, ele era capaz de comparar o poder de compra dele dentro do supermercado com o poder de compra em outros locais.

Uso de novas tecnologias nos processos de vendas

A TI é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode aumentar a inovação de uma empresa, diminuir custos e otimizar a produtividade de diversos setores. Justamente por isso, lojas on-line investem em novos sistemas de gerenciamento e vendas. Eles permitem um aumento do lucro e da fidelização de consumidores.

A Dafiti, por exemplo, é uma loja que saiu do ramo digital para o físico e trouxe consigo uma série de inovações. Na porta de sua loja física, o consumidor pode pesquisar produtos por meio de um tablet. Também é possível utilizar o smartphone durante a compra para efetuar um self checkout ou verificar a disponibilidade de um item por meio do seu código de barras.

Permita que o cliente personalize

Quem nunca comprou um produto e fez uso de acessórios ou modificações para dar a ele um toque pessoal. Nas compras on-line, muitas empresas oferecem essa opção durante o processo de compra. Elas podem ir de uma simples capa até uma frase escrita na parte traseira de um telefone.

A customização de um produto também pode ser incorporada às rotinas de uma loja física. Além de capas e outros acessórios, ofertas personalizadas podem ser divulgadas. Na Droga Raia, por exemplo, o consumidor pode montar as suas próprias ofertas combinando produtos de perfumaria com descontos em medicamentos.

Inovar para lucrar

A inovação é o que move empresas no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente. Em um país com um dos maiores mercados consumidores do mundo, estar bem posicionado é indispensável para quem quer ter sucesso.

Para se manterem competitivos, varejistas estão modernizando suas estratégias de negócio com a incorporação de novas rotinas e práticas.

A web passou a ser uma fonte de inspiração para vários deles. As lojas virtuais crescem dia após dia e quebram recordes de faturamento anualmente. Com suas ferramentas digitais e políticas de preço agressivas, elas estão roubando o espaço das lojas físicas.

Mas isso não será um problema para quem souber se adaptar aos novos tempos. Integrando rotinas do e-commerce e com algum planejamento para o futuro, o seu negócio inovará na maneira como se apresenta para os seus clientes.

diretoria
24 fevereiro, 2016