fbpx

O que é e como funciona o cloud computing

Um dos serviços para empresas mais vantajosos é o Cloud Computing, pois ele facilita (e muito) o dia a dia da empresa, resultando em mais produtividade. Basicamente, é o ato de armazenar os dados da empresa na nuvem, para que possam ser acessados de qualquer lugar. Neste artigo, você vai entender como funciona e os motivos pelos quais se deve optar por essa estratégia.

Como funciona?

Existem muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço, em armazenar na internet todos os dados importantes para determinada companhia. É possível que o processo seja realizado de forma pública, privada ou híbrida e tudo depende da vontade da contratante.

A forma pública é a mais comum, quando se cria um sistema virtual que pode ser acessado por um grupo de pessoas que contenham a senha e o usuário registrado ou mesmo por um grupo de empresas.

Já a forma privada acontece em escala menor, para sistemas pequenos, voltada para um único usuário. Ou seja, os funcionários utilizam o mesmo login e senha para acessar o sistema. Quando esse modelo deixa de ser suficiente, pode-se usar o híbrido, junção das duas opções.

Uma das principais diferenças de contar com o Cloud Computing e não com um software no servidor da empresa é que a primeira opção não exige uma licença de uso ao usuário. As ações que precisam ser pagas, são feitas conforme o uso, num esquema conhecido como “pay as you go”. Isso resulta em uma cobrança mais justa e em mais economia para a empresa.

Quais as vantagens?

Para os negócios que escolhem pela plataforma virtual, existe uma verdadeira lista de vantagens. Isso quando comparado ao funcionamento anterior, com os dados armazenados num servidor interno da empresa ou nas próprias máquinas disponíveis. Essa lista é composta por:

  • Menor gasto com manutenção;
  • Redução de gastos com energia;
  • Maior produtividade;
  • Maior controle de dados;
  • Integração entre colaboradores e sócios;

Quem trabalha com servidores internos sabe que a sua manutenção periódica acaba sendo um prejuízo para a empresa. No caso de utilizar a nuvem como modo de armazenagem, esse inconveniente desaparece.

Outra economia importante é a energética, pois não é necessário contar com os equipamentos que tornam o funcionamento do servidor possível. Isto é, tudo acontece no âmbito virtual, sem a necessidade de hardwares próprios para isso. Os hardwares só entram em questão quando os dados serão acessados ou colocados no sistema.

A produtividade aumenta por diversos motivos, um dos mais notáveis é a possibilidade de se trabalhar de onde estiver. Não é necessário estar na empresa para entrar nas planilhas, preencher relatórios e outras atividades.

Mas, sobretudo nos casos em que se utiliza um ERP (Planejamento de Recurso Corporativo), as principais vantagens são o maior controle de dados e aumento da integração corporativa. É necessário ter uma visão holística da empresa, comparando os seus resultados e as diferentes áreas para gerar melhorias futuras.

Mas, afinal, o que é um ERP? É uma plataforma de software que não apenas armazena os dados na internet para que possam ser vistos de qualquer lugar no mundo, mas também uma forma de integrar todos os departamentos da empresa em um único lugar.

O sistema de dados cruzados é um dos melhores amigos do empreendedorismo, pois torna a aplicação de estratégias mais fácil e embasada.

Algumas pessoas ficam receosas com esse tipo de ação por medo de perder a privacidade de seus dados. Entretanto, a segurança do Cloud Computing é um de seus pontos positivos mais fortes.

Não só no que diz respeito à privacidade, mas resguardando o contratante contra a perda de dados. Isto é, o backup é feito de forma automática, sem necessidade investimentos específicos para tal e a recuperação de dados acidentalmente apagados também é viável.

Em casos de falta de energia, não haverá mais o risco de ter todo o trabalho do dia perdido, pois há uma simultaneidade entre o que se faz e o que se é salvo.

Por fim, a conclusão é que esse sistema possui diversos benefícios, englobando diferentes áreas.

As empresas que querem se encaixar na nova configuração mundial, que possui a internet como um importante pilar de sustentação, devem fazer uso desse serviço o mais rápido possível. Antes de fechar contrato, porém, procure por uma empresa bem estabelecida nesse mercado, que possua uma reputação positiva e já tenha um histórico de resultados bem sucedidos satisfatório.

 

 

empreendedorismo, negócios, serviços para empresas


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: