fbpx

O que é EDW? Saiba tudo sobre Enterprise Data Warehouse!

Para começar a falar em Enterprise Data Warehouse (EDW), a primeira coisa que temos que fazer é diferenciá-lo do conceito de Data Warehouse, que apesar do nome, não é a mesma coisa.

O primeiro é um armazém centralizado, que fornece o serviço para toda a empresa. Um Data Warehouse é, por essência, um grande repositório de dados de transações históricas e atuais de uma organização. Um Enterprise Data Warehouse é um armazém de dados especializados, que pode ter várias interpretações.

Ainda ficou difícil? Calma que a gente te explica. 

Em via de regra, podemos afirmar que o Enterprise Data Warehouse surgiu a partir da necessidade de armazenar os dados que têm aumentado exponencialmente nos últimos anos. 

E para te dar uma visão ainda clara de um Enterprise Data Warehouse e como ele difere de um Data Warehouse comum, separamos neste artigo alguns fatores determinantes.

Continue a leitura e saiba mais!

Enterprise Data Warehouse também chamado de verdade absoluta!

O primeiro fator determinante nessa diferenciação é que o Enterprise Data Warehouse se baseia na verdade absoluta, ou seja, ele tem uma única versão – imutável – da verdade. 

Nesse sentido e, levando em consideração os números e as variedades de sistemas de dados que existem dentro de qualquer organização empresarial, muitos warehouses de negócios não podem qualificar-se como um Enterprise Data Warehouse. Justamente por serem variáveis.

Integração de áreas

Além disso, um Enterprise Data Warehouse deve integrar várias áreas da empresa. 

Nesse sentido, para obter uma versão unificada da verdade absoluta para uma organização, um Enterprise Data Warehouse deve integrar os dados de todas as áreas relacionadas com a empresa, tais como marketing, vendas, finanças, Recursos Humanos, entre outras.

Segurança em primeiro lugar!

Outro requisito fundamental é que um Enterprise Data Warehouse deve ser, obrigatoriamente, implementado num ambiente de missão crítica e toda a sua infraestrutura deve ser capaz de lidar com problemas e imprevistos, evitando a parada das operações e perda de receita.

Não se esqueça da escalabilidade

Por fim, um Enterprise Data Warehouse deve ser escalável em várias dimensões. 

Isso porque ele, de certa forma, entende que o principal objetivo de uma empresa é crescer. Nesse sentido, o warehouse deve ser capaz de lidar com o crescimento de dados, bem como a crescente complexidade dos processos que vêm junto com a evolução de uma empresa.

Além disso, um verdadeiro Enterprise Data Warehouse deve se adaptar a essas mudanças.

Nesse sentido, um ERP (Enterprise Resource Planning) é ótimo aliado.

Afinal, é muito complicado manter a escalabilidade, integração e visualização de todas as áreas de um negócio. Mas com ERP,  tudo isso se torna mais fácil e fácil.

Por isso, se o seu objetivo é eliminar os erros, ter um sistema ERP é fundamental. Na Falcora, você encontra sistemas ERP completos para gerenciar e escalar o seu negócio.

Conheça agora o sistema que pode auxiliar nesse processo.

E aproveite também para descobrir tudo que a Falcora pode fazer por você.

Enterprise Data Warehouse

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: