fbpx

O que é in-memory computing?

É bem provável que você já tenha se deparado com a frase “informação é poder” ao lidar com os negócios na sua empresa. Hoje em dia, com a grande quantidade de dados disponíveis em sistemas variados, o diferencial não é apenas ter a informação, mas sim conseguir gerenciá-la e analisá-la com agilidade.

Empresas de todos os setores enfrentam elevados custos com a compra e manutenção de hardware para conseguir armazenar todo o volume de informação que geram em seus departamentos. Ao mesmo tempo, os funcionários precisam acessar esses dados de forma rápida para reagir ao mercado e conquistar vantagens competitivas.

Quando sua empresa é capaz de fazer buscas e analisar cenários em tempo real, as vantagens obtidas em relação à concorrência podem ser enormes. E essa é a premissa da in-memory computing, ou computação em memória: proporcionar o gerenciamento de grandes volumes de dados em menor tempo e garantir a economia de recursos.

Saiba o que é in-memory computing e como ela pode te ajudar a alavancar seu negócio:

Read More

Como funciona?
Com o crescimento natural do volume de dados armazenados nos computadores, o tempo necessário para acessá-los vai aumentando gradualmente.
No método tradicional de computação, as informações ficam guardadas em discos rígidos e, quando precisam ser acessadas, exigem que a memória do computador atue para localizá-las e agir sobre elas. Esse procedimento cria um gargalo que reduz a velocidade, mesmo nos computadores mais rápidos.
Já na in-memory computing, os dados são alojados na memória central do computador e não mais em discos rígidos. Desta forma, quando precisam ser analisados, já estão disponíveis instantaneamente. Isso permite que um maior número de informações seja armazenado em um mesmo espaço e acelera a velocidade de processamento.

Aplicação nos negócios
Uma aplicação da in-memory computing para o dia-a-dia das empresas é o SAP High Performance Analytic Appliance ou SAP Hana.
O SAP Hana é um software que combina as demais aplicações da SAP, fazendo com que as organizações analisem suas operações utilizando grandes volumes de informação, à medida que os negócios acontecem.
O programa permite que todos os dados operacionais da empresa sejam capturados em memória, assim que são gerados nos setores. Esse acesso é feito sem afetar o desempenho do sistema gerencial da sua empresa (ERP) e outras funcionalidades. Desta forma, a combinação e análise das informações coletadas podem ser feitas em tempo real.
Além disso, o SAP Hana garante flexibilidade em seu acesso. Os usuários podem obter análises de forma simples e rápida, sem depender do setor de TI para combinar os dados.

Quais os benefícios?
O principal benefício do uso da in-memory computing é a velocidade. Sem o gargalo de acesso aos discos rígidos, as empresas podem analisar suas informações em tempo real e usá-las para elaborar suas estratégias ou mudá-las com agilidade. Isso evita avaliações de dados obtidos em períodos passados, permitindo que as organizações atuem com os olhos voltados para o que está acontecendo neste exato momento.
Com tanta velocidade e precisão, é possível identificar padrões e tendências em menos tempo. Imagine como as previsões e a tomada de decisões de uma empresa podem se tornar mais rápidas e inovadoras em um ambiente como esse.
E todos esses benefícios vêm com um ganho adicional: a diminuição da necessidade hardware e manutenção, podendo proporcionar a redução de custos com TI.

 

Banco de Dados, ERP SAP, In-Memory, In-Memory Computing, SAP HANA


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Atendimento técnico telefônico, e-mail, WhatsApp e remoto.

Suporte emergencial 24x7 para emissão de nota e acesso ao sistema.

Atualizações, tanto de melhorias do sistema quanto fiscais.

Entregamos as melhores práticas de gestão através experiência adquirida.

Acesso diferenciado aos nossos cursos online.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.