Skip to main content

O que é mais importante na hora de escolher um sistema de gestão?

diretoria
13 novembro, 2015
O que é mais importante na hora de escolher um sistema de gestão?

Quando o negócio começa a se expandir muito e o empreendedor não consegue mais gerir os processos da empresa através de controles manuais — seja por meio de caderno de anotações, ou através de planilhas de excel — é preciso começar a investir em tecnologia, mais especificamente, na implantação de um sistema de gestão.

Se você já entendeu que necessita de um sistema de gestão para otimizar as suas ações administrativas e organizar melhor os setores da sua empresa, ótimo! Um grande passo já foi dado. Entretanto, antes de escolher qualquer software, você deve levantar algumas questões a fim de encontrar o recurso ideal para o seu negócio.

Confira, então, no post de hoje o que é mais importante na hora de escolher um sistema de gestão. Acompanhe:

Funcionalidades

Pode parecer uma questão um pouco óbvia, mas é preciso que o gestor se atente às funcionalidades do software e se elas atendem às suas necessidades. Isso porque até mesmo empresas que trabalham em um mesmo nicho de mercado podem necessitar de funcionalidades diferentes. Se alguma função falta no momento da implementação, é necessário fazer a customização posteriormente — o que acaba resultando em um custo bem maior.

Ou podem acontecer casos em que o gestor solicita um pacote que possui mais funções do que ele realmente precisa, pagando desnecessariamente por um serviço que não usa.

Atendimento

Antes de tomar alguma decisão, é importante saber se a empresa que fornecerá o sistema realiza um atendimento adequado — e isso diz respeito tanto aos treinamentos de implementação, quanto aos suportes realizados em caso de falhas no software ou dúvidas referentes à utilização.

Principalmente nas etapas iniciais da implantação e uso, muitas dúvidas e falhas podem surgir — bem como adequações — e, se a sua empresa não tiver o suporte adequado, esse investimento pode acabar prejudicando os processos da organização.

Relação custo-benefício

Um sistema de gestão será implantado para melhorar os processos e resultados do negócio, ou seja, irá contribuir para uma análise mais profunda da empresa, aumentando a sua agilidade na execução de tarefas e padronizando atividades, atendimentos, entre outras questões. Nesse sentido, o gestor deve enxergar essa aquisição como um investimento e não como um custo.

Existem vários sistemas de gestão no mercado capazes de satisfazer às necessidades de diversos empreendimentos, seja qual for o seu nicho de mercado. Dessa forma, a variedade de preço é também muito grande. Portanto, esteja atento se o valor do investimento compensa, levando em conta todos os benefícios do recurso.

Ao optar por implantar um sistema de gestão, é necessário levar em consideração muitas questões internas — como as necessidades a serem atendidas, a padronização dos processos e a integração entre as áreas — e também as questões inerentes ao sistema. Além dos aspectos que citamos acima, também é importante avaliar o tempo de implantação do sistema, a reputação da empresa fornecedora do software e até mesmo a possibilidade desse sistema fazer integração com outros sistemas.

Agora que você já sabe as principais questões a serem analisadas antes de implementar um sistema de gestão, compartilhe com a gente se ainda ficou com alguma dúvida! Utilize o campo de comentários abaixo e fique ligado em mais dicas aqui do blog!

 

diretoria
13 novembro, 2015