
O que é um sistema de gestão erp?
O sistema de gestão erp é fundamental para otimizar e automatizar os processos administrativos, financeiros, gerenciais e operacionais de uma organização.
Afinal, as empresas, no geral, apresentam um alto fluxo de dados, informações e processos diários. Nesse sentido, o sistema de gestão erp serve como uma ferramenta de apoio para tomadas de decisões mais estratégicas e controle de atividades, sendo indicado para empresas de todos os portes e segmentos.
Dessa forma, as empresas que ainda não fazem uso dos recursos tecnológicos para apoiar a sua produção, além de apresentarem uma disparidade competitiva em relação aos seus concorrentes, também prejudicam a potencialização das vendas, diminuindo, consequentemente, a sua produtividade industrial.
Continue acompanhando este artigo para entender a importância do sistema de gestão erp, bem como todas as vantagens e benefícios desse software.
O que é um sistema de gestão erp?
Um sistema de gestão erp (também chamado de Enterprise Resource Planning) é um software que integra os principais processos de uma empresa.
Sua utilização permite, entre outras coisas, controlar a movimentação dos insumos produtivos, emitir notas fiscais e manter um fluxo de caixa atualizado. Ou seja, todas as empresas podem ser beneficiadas pelas aplicações desse sistema.
Quando um sistema de gestão erp é indicado?
Neste caso, a resposta é muito simples: o ERP é um sistema indicado, sobretudo, para empresas que querem otimizar suas operações, gerar mais lucros, tornar suas entregas mais rentáveis e aumentar a sua qualidade.
Isso porque o sistema de gestão de erp ajuda as empresas em vários setores:
- Melhorando sua eficiência;
- Ajudando os gerentes a cumprirem metas organizacionais;
- Melhorando a cadeia produtiva;
- Gerenciando funcionários e recursos.
O ERP em números
Uma pesquisa traçada com 3.051 companhias no fim de 2020 traçou um panorama do ERP no país e indicou as razões que motivaram o investimento nesse sistema:
- 56% melhorias na gestão da empresa;
- 15% atualização tecnológica;
- 10% adequação fiscal e tributária.
Além desses fatores, a extração e análise de dados e a inclusão de dashboards e indicadores estratégicos aparecem como potenciais motivos, citados, respectivamente, por 17,73% e 15,08% dos entrevistados.
Principais funcionalidades do sistema
A boa aplicação de um sistema de gestão erp oferece vantagens fundamentais para se destacar no mercado. Além disso, a automatização dos processos alavanca diversas áreas vitais que formam uma indústria.
Entre os módulos que compõem esse sistema, por exemplo, podemos destacar:
Administrativo
No módulo administrativo de um sistema de gestão erp, você pode gerar propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda, bem como controlar o seu estoque de forma integrada com a Produção e o Financeiro.
Financeiro
Nesse módulo, você controla as contas a pagar e as contas a receber, realiza conciliações bancárias e emite boletos para os seus clientes, além disso você também pode gerenciar o seu fluxo de caixa, monitorar os resultados financeiros da sua indústria e integrar os processos com o departamento contábil de forma prática e automática, a partir de um único sistema automatizado e otimizado.
Fiscal/Contábil
Com um ERP, você otimiza suas apurações, análises e o controle das informações, emitindo todos os documentos necessários para a entrega. Além disso, o sistema realiza a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e) em tempo real.
Qualidade
No módulo de qualidade do ERP industrial, é possível inspecionar todas as matérias-primas, desde o recebimento até a estocagem e a produção. Além disso, você acompanha os produtos fabricados a partir do controle e da rastreabilidade dos lotes, além de poder contar com análises e relatórios automatizados.
Principais vantagens de um sistema de gestão erp
As vantagens de um sistema de gestão erp são muitas.
Isso porque esse sistema é desenvolvido com foco nos processos empresariais e, portanto, está preparado para te ajudar a agilizar e automatizar as tarefas de cada área da sua empresa, com dados e informações atualizadas e confiáveis.
Isso sem falar na praticidade e confiabilidade no atendimento às legislações específicas, bem como na organização de obrigações fiscais e tributárias.
Além disso, esse software age na gestão de todo o processo de compras, desde solicitações automáticas até o recebimento dos materiais.
Ou seja, com esse sistema você pode:
- Controlar a liberação de compra;
- Reduzir custos de estoque por meio de rotinas automatizadas;
- Gerenciar os pedidos de vendas pendentes;
- Liberar os pedidos automaticamente;
- Integrar áreas de estoque, compras, pedidos, vendas e custos;
- Entre outras vantagens.
Como fazer a escolha certa?
Como toda tomada de decisão importante, a escolha de um sistema de gestão erp deve ser estratégica e adequada ao cenário da sua empresa.
Afinal de contas, existem diversas opções disponíveis atualmente, cada uma delas com diferentes níveis de integração, eficiência e abrangência.
Pensando nisso, o melhor caminho é sempre entender os objetivos, as metas e os desafios da sua gestão, montando, dessa forma, um planejamento prévio para, só depois, definir qual sistema se adapta melhor aos seus processos e suas perspectivas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.
Aliás, você já conhece o SAP Business One e o Fenicia? Os dois sistemas de gestão fazem parte da Falcora e foram desenvolvidos para empresas de todos os portes.
Fale conosco e saiba mais!