fbpx
homem_confere_planilha_para_ilustrar_controle_de_estoque_e_planejamento_logistico_com_sistema_WMS

O que é WMS e quais os benefícios?

De forma geral, WMS é a sigla para Warehouse Management System, uma solução digital que integra processos, automatiza tarefas e ajuda na gestão da logística de uma empresa. Isso significa, é claro, que essa solução é aplicada em armazéns e centros de distribuição.

Nesse sentido, ela representa a inovação na operação logística das empresas, algo visto como essencial para 75% dos líderes da indústria, de acordo com estudo da Deloitte. E conforme identificou a Logistics Management, em 2018, o WMS já era realidade em 90% das empresas.

O sistema WMS centraliza o controle e a operação de processos. Assim, atividades que antes eram manuais e ocorriam sem controle adequado, ficam registrados e monitorados no sistema. 

Continue a leitura e saiba mais!

Mas na prática, o que é o sistema WMS?

Como explicamos anteriormente, o WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. Em geral, eles são softwares ou aplicativos desenvolvidos para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos logísticos.

Sobretudo em espaços como depósitos, armazéns e estoque. 

Afinal, o uso de WMS:

  • Agiliza e torna mais eficientes a estocagem;
  • Melhora a expedição de mercadorias;
  • Ajuda no controle dos estoques e no planejamento logístico;
  • Facilita os processos de picking (separação dos pedidos para envio) e cross docking (redução dos estoques). Contribuindo também para a economia de tempo e dinheiro.

Como funciona o sistema WMS? 

Em linhas gerais, o WMS é uma solução integrada à rotina do supply chain para assegurar a boa execução e prever eventuais falhas processuais. Além disso, os WMS podem recorrer a códigos de barras para identificar as mercadorias e fiscalizar a entrada e saída do estoque, bem como controlar prazo de validade, número do lote e outras informações importantes.

Como o WMS atua nos processos logísticos?

Basicamente, o WMS opera da seguinte forma:

Recebimento

Confere todas as mercadorias assim que elas descem para o depósito. Melhorando e otimizando, dessa forma, o gerenciamento do estoque, bem como a eficiência dos processos.

Armazenamento

Ajuda a organizar os espaços e os locais adequados para o armazenamento de cada produto.

Picking

O processo de picking consiste em separar os produtos para envio. Aqui, o WMS informa sobre a localização de cada item e reserva os produtos, de acordo com a disponibilidade de entrega.

Produção

Graças a sua capacidade de avisar sobre a disponibilidade ou falta de determinados insumos, o WMS consegue ajudar as equipes a se planejar para evitar interrupções na rotina da produção.

Expedição

O WMS fornece relatórios sobre os itens disponíveis no estoque e suas devidas quantidades, o que facilita a separação desses itens para o envio mais rápido, assertivo e eficiente aos clientes. 

Gerenciamento

Em resumo, o WMS auxilia no gerenciamento dos estoques pois consegue, entre outras coisas, controlar a entrada e saída de mercadorias, a localização de todos os itens e fornecer informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas em diversas áreas da empresa.

Principais vantagens do WMS:

  • Controle e segurança de mercadorias;
  • Geração de relatórios;
  • Produtividade acelerada;
  • Otimização de tempo;
  • Redução do tempo de espera dos clientes;
  • Entregas mais ágeis e eficientes;
  • Controle otimizado de estoque;
  • Visão sistêmica da empresa;
  • Redução nos custos de mão de obra.

 

Integração ao ERP: mais vantagens para a sua empresa!

Por fim, vale ressaltar que o WMS pode ser integrado aos ERP da Falcora, resultando em um compilado de informações ainda mais assertivas, eficientes e interessantes. 

Afinal, quando os esses dois sistemas estão sincronizados, os pedidos registrados no ERP automaticamente iniciam os processos de envio no WMS. O resultado é a sincronização de vários processos, desde a oferta e a demanda até o faturamento final dos pedidos.

Conheça agora o sistema que pode auxiliar nesse processo.

E aproveite também para descobrir tudo que a Falcora pode fazer por você.

wms


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: