Skip to main content

Escolha o melhor software de gestão ERP para sua empresa

Escolha o melhor software de gestão ERP para sua empresa

A implantação do software de gestão em uma empresa passa por diversas etapas. Além da escolha do produto, temos a implementação, treinamento de funcionários, suporte e gerenciamento de erros. Para que tudo ocorra sem problemas,  a escolha — o passo inicial nesse processo —  deve ser feita com cuidado.

Optar por um ERP adequado às necessidades de uma empresa é uma tarefa difícil, que envolve uma série de critérios técnicos e administrativos. Se você quer conhecer um pouco mais sobre eles, leia o nosso texto de hoje!

O que é um ERP

O Software de Gestão Empresarial (ou ERP) é um sistema integrado para gestão administrativa, financeira e comercial. Por meio dele, diversos setores podem obter acesso a dados corporativos que auxiliam na tomada de decisões e na execução de processos internos. O ERP é uma solução útil para quem deseja otimizar toda a cadeia produtiva de uma organização, do setor de vendas ao de gerenciamento de estoque.

Escolhendo a alternativa correta

As mudanças do mercado de software nos últimos anos expandiram as possibilidades para quem procura implementar um sistema de gestão em sua empresa. Hoje em dia, um gestor pode contar com opções customizáveis, com alta escalabilidade e que rodam na nuvem. São soluções que aumentam a qualidade do serviço prestado, a produtividade e o lucro da companhia.

Entre os principais aspectos que devem ser verificados durante a escolha de um produto, podemos destacar:

O custo do sistema

Um software de gestão é uma ferramenta complexa e que demanda muitas horas de desenvolvimento. Isso faz dele um produto que necessita de grandes investimentos financeiros no momento da compra. Justamente por isso, alguns gestores podem acabar optando por alternativas baratas e de rápida instalação.

Essa é uma escolha que deve ser feita com cuidado. Uma ferramenta com custo muito baixo pode ter falhas de segurança e um suporte precário. A longo prazo, um ERP com essas características pode expor a empresa a riscos e diminuir a sua produtividade.

A análise dos critérios técnicos

A priorização do custo diante de outros detalhes pode transformar o investimento em um ERP em prejuízo. Como o software de gestão é uma ferramenta complexa, a escolha dele deve levar em consideração os detalhes técnicos do produto.

Detalhes como a compatibilidade com os softwares embarcados utilizados, o desempenho e a fluidez nas máquinas da empresa devem ser levados em consideração e a documentação deve ser rica em informações. Já as frequências das atualizações devem ser altas, possibilitando um funcionamento com menos falhas.

Compatibilidade do sistema com o perfil da companhia

Assim como ocorre com os nossos equipamentos digitais, um sistema de ERP incompatível com as necessidades de uma empresa pode ser uma fonte de dores de cabeça. A adaptação a um sistema de terceiros inadequado gera prejuízos e perda de produtividade. Diante disso, uma empresa deve sempre escolher um sistema que seja compatível com o seu perfil. Isso não só melhora o custo do investimento, mas também o torna mais escalável e dinâmico.

Suporte da companhia desenvolvedora do sistema

Confiança é algo difícil de ser construído. Justamente por isso, a empresa contratante de um novo sistema de gestão deve verificar todo o background da desenvolvedora do ERP.

A desenvolvedora deve ser capaz de adaptar o software ao perfil de uma corporação. O ERP deverá funcionar com os sistemas legados já existentes, para garantir a sua melhor adaptação às rotinas corporativas. Além disso, o suporte técnico (local e remoto) deve estar preparado para auxiliar a empresa sempre que for necessário.

Melhorando rotinas e aumentando lucros

A escolha de um software de gestão é uma tarefa difícil, mas que, quando feita com cuidado, pode render grandes lucros a uma empresa. Bem implementado, ele poderá auxiliar a companhia a atingir novos mercados e metas. Além disso, ele facilitará a automatização de processos de venda, logística e administração.

Com a maior integração desses setores, a empresa pode focar os seus recursos em áreas mais críticas. Por meio de um bom planejamento e uma boa pesquisa, o software de gestão pode tornar-se uma ferramenta para a melhoria de toda a estrutura corporativa de uma empresa.

 


 

diretoria
27 janeiro, 2023