Skip to main content

O que significa utilizar um sistema ERP customizável?

diretoria
16 junho, 2014
O que significa utilizar um sistema ERP customizável?

Que um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é fundamental para o ganho de eficiência e, consequentemente, para o sucesso dos negócios é inquestionável. Contudo, na hora de escolher qual tipo de software implementar, há sempre um dilema entre os empreendedores: comprar um modelo “enlatado” consagrado no mercado, desenvolver uma solução própria ou adquirir um sistema customizável?

É claro que esta decisão varia conforme as necessidades e o caixa da sua empresa. Contudo, em uma análise comparativa entre as 3 opções, um sistema ERP customizável, sem sombra de dúvidas, aponta a melhor relação custo benefício. Para entender melhor é preciso conhecer o porquê de utilizar esta opção em sua empresa.

Read More

 

O que é um sistema ERP customizável?

Basicamente, um sistema ERP customizável é uma solução tecnológica pré-formatada que permite adequações diversas para fazer com que os recursos e funcionalidades disponíveis estejam de acordo com as necessidades e processos operacionais do seu negócio.

Um outro ponto considerável para esta escolha se refere ao fato de que, logo no processo de customização, o software é programado para atender as necessidades de integração do seu negócio. A exemplo podemos citar um e-commerce, que é uma plataforma online. Para que você mantenha todos os processos integrados e garanta, assim, uma maior eficiência na operação, a integração do ERP de sua empresa junto a ele é um grande facilitador, além de contribuir para uma gestão mais eficiente.

Como identificar quando o sistema é customizável?

Ter um ERP customizável significa permitir adequações de telas, workflows, recursos de consultas, pesquisas e relatórios totalmente adaptados às necessidades do seu mercado e negócio especificamente. Apenas desta forma é possível obter os benefícios de um sistema informatizado que contribuirá com o aumento da produtividade, bem como das análises mais adequadas para a tomada de decisões estratégicas.

Por que esta é a melhor opção para a empresa?

Como citamos, existem também os popularmente conhecidos “ERPs enlatados”, assim como a opção de desenvolver um software do zero, exatamente com todo e qualquer atributo que você não apenas precise, mas queira.

“ERP enlatado”

O primeiro caso dos itens citados consiste em um software bastante limitado. Ele poderá até atender as necessidades do seu negócio, mas é bastante provável que você terá que criar regras internas em seus processos para adequá-lo às necessidades dos processos de sua empresa.Isso dificulta o trabalho e maximiza as possibilidades de erros.

ERP desenvolvido do zero

Já em relação ao desenvolvimento personalizado de uma ferramenta, não há dúvidas de que ela atenderá perfeitamente os seus desejos e as necessidades de sua empresa. Contudo, há de se avaliar se os benefícios desta decisão de fato justificam os custos, além do tempo necessário desde a análise da necessidade até os testes para os ajustes finais. Isto pode levar muito tempo, ter mudanças constantes no escopo do desenvolvimento e, ao final das contas, ainda demonstrar que todo aquele investimento poderia ter sido otimizado ao adquirir uma ferramenta robusta, porém extremamente flexível.

Por outro lado, um ERP customizável tem o melhor custo benefício entre os três. Afinal, você adquire uma ferramenta segura, já conhecida no mercado e a adapta de forma fácil e rápida para ser usada por sua equipe.

E em sua empresa, qual o tipo de software ERP é utilizado? Você já conhecia a possibilidade de ter um software adequado ás suas necessidades, altamente qualificado e com um custo acessível? Compartilhe suas experiências e dúvidas através dos comentários.

diretoria
16 junho, 2014