Categorias:
07 novembro, 2018
# Topics
O que você precisa saber antes de assinar o contrato de licenciamento do SAP Business One
07 novembro, 2018
Se você está nesse momento considerando implementar o SAP Business One na sua empresa eu fiz esse artigo para você. Nesse post vou abordar o assunto licenciamento do SAP Business One, quais são as modalidades de licenciamento, quem pode e quem não pode licenciar as Licenças, quais pontos que você precisa ter MUITO CUIDADO, não diga depois que não avisei… kkk.
Como funciona a SAP para o SAP Business One?
Primeira pergunta e rápida de responder. A SAP não faz a implementação e nem o licenciamento do produto diretamente com você. Você precisa fazer através de uma empresa que tem contrato de revenda das licenças, isto é elas compram e revendem para você. São empresas denominadas VAR (Value Add Reseller), mas a implementação do software não necessariamente precisa ser feita com elas, mas isso é assunto para outro artigo neste blog (Como escolher uma consultoria ideal para implementar o SAP na sua empresa)Quais são os modelos de licenciamento do SAP Business One?
Aqui você precisa começar a ter cuidado, existem duas e apenas duas maneira de você licenciar o SAP Business One e ser reconhecido pela SAP como cliente, veja: [Modelo 1] Licenças SAP ON-Premisses: Modelo tradicional, similar a compra de uma licença do Windows/office onde o cliente adquire o direito de uso do software comprando as suas licenças de uma revenda autorizada, e pagando uma assinatura anual para ter direito a receber as atualizações de tecnologia do softwares, a evolução do produto. Nesse caso como fica o contrato(EULA,end-user license agreement)? Nesse modelo existe um contrato padrão da SAP, que vai ser assinado por você e pela revenda licenciada. Esse contrato é padrão, e não adianta pedir para a SAP alterar alguma cláusula. Tempo de permanência mínima do contrato: 12 Meses [Modelo 2] Licenças SAP por Assinatura: Modelo 100% na nuvem, onde você não precisa adquirir as licenças do software, você apenas paga um valor mensal ou trimestral, que dá direito à utilização do software pela internet. Nesse caso como fica o contrato (EULA, end-user license agreement)?: Nesse modelo existe também um contrato padrão da SAP, que vai ser assinado por você e pela revenda das licenças.Tempo de permanência mínima do contrato: 24 a 36 Meses depende do revendedor.O que são Licenças O&M, powered by SAP Business One, e o que você precisa saber antes de comprar essas licenças!
Licenças O&M são licenças que foram compradas ou por empresas revendas de licenças SAP ou empresas de tecnologia que tem por objetivo atender a uma demanda específica de um segmento de mercado onde o SAP Business One não atende sozinho. Essas empresas usam o SAP Business One como ferramenta para desenvolver as necessidades específica de um setor que ela pretende atuar. Com isso passam a comercializar um novo produto com tecnologia SAP Business One. Exemplos reais: O SAP Business One não atende totalmente às necessidades de uma empresa do segmento de logística e transportes, uma software house do sul do Brasil adquiriu o SAP Business One versão O&M e desenvolveu uma solução totalmente nova, utilizando os recursos do SAP Business One. Outro exemplo é de outra software house do interior de São Paulo, com muita experiência em software para controle do chão de fábrica de uma indústria. Fez o mesmo e desenvolveu uma nova solução totalmente nova utilizando a tecnologia do SAP Business One.Vantagens desse modelo:
- Você vai ter a possibilidade de utilizar um software com as características do seu segmento, com a tecnologia SAP Business One;
- A implementação tende a ser mais rápida e menos custosa;
- Você consegue mais flexibilidade de pagamento e preços com essas software houses porque elas já adquiriram as licenças com a SAP e precisam agora esvaziar o seu estoque de licenças;
Quais os pontos de atenção:
- Se o seu segmento não é tão específico que justifique usar esse modelo O&M, eu sugiro você não comprar esse tipo de licença e adquirir as licenças originais da SAP.
- Você vai ter menos flexibilidade de preço e forma de pagamento, mas você vai ter o suporte da SAP para qualquer situação que precise gerenciar.
- Comprando licenças O&M você é cliente da software house e não da SAP!