Skip to main content

Quando e por que implantar um software de gestão ERP?

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
16 dezembro, 2013
Quando e por que implantar um software de gestão ERP?

Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, conhecidos como ERP, dão suporte às organizações em termos administrativos, financeiros, comerciais, entre outros setores específicos de cada caso.

Com eles é possível realizar o planejamento estratégico, controlar os custos e otimizar diversos processos internos unificando as informações internas e possibilitando assim uma gestão otimizada.

Além disso, a partir da integração promovida pelos sistemas ERP é possível fundamentar tomadas de decisões necessárias para o crescimento do negócio. Estas são apenas algumas das vantagens que este software oferece as organizações. Os motivos pelos quais implementar um ERP são diversos, entretanto muitas empresas ponderam com relação a seus custos no início durante o início da operação.

Read More

Quando?

O fato é que raramente as empresas começam suas atividades já com um software de gestão empresarial para acompanhar seu funcionamento. Esta decisão com relação a sua implementação ocorre algum tempo depois, muitas vezes quando a situação da empresa começa a fugir do controle, seja com relação a integração entre os setores ou à dificuldade de acesso as informações das diversas áreas.

Confira algumas dicas sobre qual é o momento adequado de implementar um sistema ERP e quais os benefícios ele trará para sua organização.

Se você é um gestor ou empreendedor existem algumas perguntas que podem auxiliar a identificar o momento adequado de implementar um ERP. Primeiramente é preciso se questionar sobre o funcionamento geral de seu negócio. Você acha que poderia melhorar? Tem perspectivas de crescimento? Os clientes são bem atendidos? A partir daí já é possível obter alguns indicadores e determinar quais áreas da empresa precisam otimizar suas atividades.

Feito isso, é preciso checar setores mais específicos. Você tem acesso as informações necessárias para a tomada de decisões de forma rápida, atualizada e segura? Seu fluxo de caixa está sob controle e bem planejado? A qualidade do atendimento reflete no processo de vendas? Como está o controle de estoque? Isso varia de acordo com a área de atuação de cada empresa.

Por fim, para identificar o melhor momento de se implementar um sistema ERP é preciso pensar sobre custo benefício. Quanto dinheiro está sendo perdido em processos mais lentos e não integrados? Qual é o montante disponível em caixa existe para implementar o software? Você já guardou o suficiente para investir em uma solução ERP? Ou precisa se planejar para economizar? O sistema ERP certamente irá trazer diversos benefícios, além de vantagem competitiva a seu negócio, mas será necessário investir na solução.

Por quê?

Se sua empresa ainda não apresenta problemas nestas áreas e ainda assim você considera a implementação de um sistema ERP saiba que sua gestão estará dando um importante passo para basear-se em informações concretas e integradas, não em suposições ou tendências.

Para crescer mantendo a qualidade dos processos é fundamental unificar as atividades dos diversos setores de seu negócio. São  inúmeras vantagens que o software trará para a organização. Dentre eles destaca-se a eliminação de redundâncias e consequentemente maior produtividade, a confiança e segurança das informações, dados e análises demonstrados por meio de relatórios automatizados.

Outro benefício é a padronização dos procedimentos operacionais que com o tempo promove também a redução do tempo gasto nas atividades, assim como a redução de estoques, custos e riscos gerais inerentes ao empreendimento.

E agora você já sabe se é o momento certo de implementar um sistema ERP em sua empresa? Lembre-se de não deixar para pensar no Sistema Integrado de Gestão Empresarial quando a situação estiver fora de controle! Garanta o crescimento estratégico e planejado de seu negócio!

diretoria
16 dezembro, 2013