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Primeiros passos do marketing digital para pequenas e médias empresas

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diretoria
21 dezembro, 2015
Primeiros passos do marketing digital para pequenas e médias empresas

A internet revolucionou o comportamento de compra de consumidores por todo o mundo. Se antes o cliente precisava ir até uma loja para obter informações sobre produtos/serviços de interesse, hoje tudo pode ser resolvido com apenas alguns cliques, no conforto do seu lar.Diante de um cenário altamente competitivo, as empresas estão se adaptando ao universo online por uma questão de sobrevivência no mercado. Afinal, construir uma presença digital é de grande importância para atrair potenciais clientes e aumentar o número de vendas.Sendo assim, nada mais fundamental para conseguir um lugar de destaque no mercado atual — sobretudo para pequenas e médias empresas — do que o marketing digital.

Marketing digital: uma excelente alternativa

Na internet todas as ações são mensuráveis, ou seja, existem várias ferramentas para medir com precisão os resultados gerados por uma campanha. Nas mídias tradicionais infelizmente não há essa assertividade. É difícil mensurar quantas pessoas viram o seu anúncio em um outdoor, por exemplo. Ao usar estratégias de marketing digital, você percebe exatamente o que funciona e o que não funciona e tem a possibilidade de alterar a estratégia para otimizar investimentos.  Contribuir para que a sua empresa se comunique com o público certo é outra vantagem do marketing digital. As possibilidades de segmentação tornam as ações ainda mais eficazes. Assim, direcionamos nosso conteúdo para o público que se interessa pelo que temos a dizer.Outro ponto importante é a maneira como você poderá estreitar o relacionamento com os prospects e clientes por meio de estratégias de conteúdo. São ações que envolvem o e-mail marketing, produção de materiais qualificados, entre outras atividades, que possuem objetivo de construir uma audiência.Agora que você já sabe que o marketing digital permite atingir bons resultados mesmo com recursos limitados, conheça os primeiros passos necessários para investir nessa área:

Planejamento

É o momento de planejar! O primeiro passo para criar estratégias de marketing digital consiste em estabelecer quais são os seus objetivos, o público que deseja atingir e as metas que serão necessárias para conquistar resultados positivos com o seu planejamento. A metodologia dos 8Ps poderá ser útil para te direcionar nessa etapa.

Cronograma em ação

Esse é o momento em que as atividades listadas no cronograma do seu planejamento serão executadas. Vale lembrar que é interessante trabalhar com prazos para garantir que as tarefas sejam cumpridas com foco e disciplina. Seja para construir um controle de pauta mensal para o seu blog ou para produzir posts para o facebook, essa é a hora de colocar a “mão na massa”!

Acompanhamento de desempenho

Como dissemos anteriormente, as ações no meio digital podem ser monitoradas e alteradas facilmente. Sendo assim, ainda no período de execução da sua campanha, é possível perceber a receptividade do público e alterar algumas estratégias, se for o caso.Esse acompanhamento é muito importante, principalmente, para ficar mais próximo do público e manter um relacionamento com ele. É um excelente caminho para engajar e cultivar clientes!

Mensuração

Chegou a hora de avaliar os resultados. Além de analisar se os objetivos foram atingidos, essa é também uma ótima oportunidade para descobrir se as pessoas estão realmente interessadas pelo que você tem oferecido. Com esses dados em mãos, será possível repetir as ações de sucesso e aprimorar o que for necessário!Então, preparado para dar o primeiro passo rumo à uma estratégia de marketing digital para a sua empresa? Deixe um comentário com suas expectativas, dúvidas e opiniões sobre o assunto!

 

diretoria
21 dezembro, 2015