Skip to main content

Quais as vantagens do monitoramento e gestão de performance em empresas

Quais as vantagens do monitoramento e gestão de performance em empresas

Uma das melhores formas de um gestor avaliar o desempenho de sua equipe e o resultado de seus processos é através do monitoramento da performance das tarefas. Por meio desse controle e gestão é possível identificar quais são os pontos fortes e o que precisa ser melhorado para que os resultados a serem alcançados sejam aprimorados.

No artigo de hoje vamos falar sobre o que é a gestão de performance organizacional, como ela funciona e quais benefícios ela proporciona para as empresas. Quer saber mais? Então confira na íntegra o texto de hoje:

Afinal, o que é o monitoramento e gestão de performance?

É uma ferramenta que permite acompanhar os números referentes à operação de uma empresa. Pode estar relacionada a atividades mais operacionais, como por exemplo, a produção e o transporte, ou a atividades mais estratégias, como o retorno dos investimentos realizados.

Esse monitoramento e gestão permite que o gestor possua uma visão mais aprofundada, no que diz respeito a resultados, dos processos de sua empresa.

Como ele pode ser feito?

O primeiro passo para realizar o monitoramento é criando indicadores de desempenho — também chamados de KPI. Esses indicadores trazem o levantamento de determinada tarefa, em um determinado período. Por exemplo, indicadores de transporte podem conter dados sobre o tempo total que a carga fica em trânsito, o índice de avarias e os custos totais do transporte.

Para fazer esse controle, é necessário avaliar quais atividades serão analisadas e desenvolver os indicadores de acordo com a ótica que se deseja obter — que pode estar relacionada a custos, prazos, produtividade, desperdícios, entre outros parâmetros.

No entanto, é necessário tomar o cuidado de escolher apenas os indicadores que realmente podem fornecer uma base sólida para o processo de tomada de decisão, pois, caso muitos controles forem criados, o gestor corre o risco de se perder em detalhes que, no final das contas, não estão alinhados com o objetivo que a empresa quer atingir.

Quais são os benefícios de realizar esse monitoramento?

Em primeiro lugar, como citamos brevemente no início do texto, as empresas que adotam essa ferramenta de análise possuem condições de avaliar quais os pontos em seus processos necessitam de melhorias. Isso porque, ao realizar o monitoramento, é possível identificar quais etapas estão mais deficientes e assim buscar as causas dessas falhas.

Além disso, com essas informações em mãos, o gestor possui uma base sólida e confiável para pautar suas decisões, uma vez que consegue saber quando é hora de criar e adotar novas estratégias.

Também é possível ajustar as metas — para que estejam condizentes com a realidade da empresa e do mercado —, melhorar a prestação de contas para os clientes, organizar o crescimento do negócio, além de otimizar os processos e ainda aprimorar a imagem da empresa (interna e externamente).

Como podemos ver, o monitoramento e a gestão da performance nas empresas pode trazer diversos benefícios, entre eles, o que os gestores e empreendedores mais gostam de anunciar: a redução de custos e o aumento da produtividade.

Sua empresa já realizar o monitoramento e gestão da performance? Qual é a relevância dessa ferramenta para o seu negócio? Compartilhe as suas opiniões conosco e continue navegando aqui no blog!

 

 

diretoria
31 agosto, 2015