Skip to main content

Qual a importância do ERP para mudar o digital do seu negócio?

diretoria
04 junho, 2018
Qual a importância do ERP para mudar o digital do seu negócio?

Cada dia que se passa aparecem novas tecnologias úteis para os negócios e que facilitam todo o desempenho dos profissionais. A transformação digital é uma mudança marcante dentro das corporações que visam crescer cada vez mais.

Nesse sentido, uma questão importante para as lideranças de empresas é o papel de um software ERP na transformação digital. Quer saber por que ele é fundamental nesse processo? Continue lendo o nosso post!

Entenda o que é ERP

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Ele é basicamente um software desenvolvido para ajudar no gerenciamento empresarial.

A sua principal característica é a capacidade de organizar e centralizar as informações pertinentes ao negócio. Uma das vantagens de usar esse tipo de sistema está na possibilidade de integrar todos os setores da empresa.

Assim, sempre que for necessário obter uma informação de algum setor, a dúvida poderá ser sanada rapidamente com uma breve consulta ao sistema, sem a necessidade de questionar outras pessoas a respeito do assunto.

Conheça o papel do ERP na transformação digital

A transformação digital se trata de um processo cujas empresas passam a fazer uso da tecnologia e, consequentemente, melhoram a sua capacidade de desempenho e garantem melhores resultados.

Essa mudança não acontece do dia para a noite. Afinal, é um processo que muda toda a estrutura da empresa, tratando a tecnologia com um papel estratégico e central dentro da corporação.

O ERP é uma das estratégias que vem auxiliando muito na transformação digital. Quer saber como isso acontece? Devido aos seguintes fatores: mobilidade, ferramentas de BI, inteligência artificial e machine learning. Conheça em detalhes cada um deles.

Mobilidade

O principal papel do ERP na transformação digital é a mobilidade proporcionada aos funcionários. Hoje, é possível acompanhar o desempenho das tarefas no sistema em qualquer lugar e momento. Para o acesso, basta que o usuário faça uso do software em seu celular e verifique as informações.

Ferramentas de BI disponíveis

O BI (Business Intelligence) é um processo que visa a coleta, armazenamento, análise, organização e compartilhamento (apenas para quem necessita do acesso) de dados. Essas ferramentas podem estar disponíveis em um bom sistema ERP, facilitando ainda mais o dia a dia da empresa.

Dessa forma, a sua empresa pode passar pelo processo de transformação digital de forma natural, deixando cada vez mais centralizado o papel estratégico da tecnologia.

Inteligência artificial e machine learning

Inteligência artificial  (capacidade das máquinas de realizar funções que o cérebro humano desempenha)  e machine learning  (aprendizado das máquinas por meio da experiência )  são funções que podem ser integradas ao ERP e fazer toda a diferença na transformação digital.

Afinal, o principal objetivo do uso desses sistemas é que a visão das estratégias do empreendedor seja ampliada e ele se torne mais competitivo. Um gestor pode ser notificado pelo sistema sempre que uma meta for alcançada ou que algo de errado surgir e precisar de uma ação para sanar o problema.

Portanto, fica claro que fazer uso de um bom ERP na transformação digital permite que esse processo ocorra de maneira eficaz. Esse software demonstra que a sua empresa está acompanhando as tendências do mercado e que cada dia estará mais preparada para lidar com os desafios que surgem no mercado.

Gostou de saber a importância do ERP na transformação digital? Quer lendo sobre o assunto? Descubra agora como avaliar o melhor software de gestão para sua empresa!

 

diretoria
04 junho, 2018