fbpx

Qual a importância do registro contábil e quais dados o compõem?

O setor financeiro de uma corporação funciona como o coração de um organismo. Ele é responsável por manter os demais setores funcionando, e qualquer defeito no órgão pode comprometer todas as demais áreas. Entender isso ajuda na compreensão de como o registro contábil é importante.

Isso porque consiste na compilação de todos os acontecimentos financeiros e econômicos dentro da empresa, como receitas, despesas, direitos, obrigações e benefícios. É a partir de reunião organizada dessas informações que se pode mensurar a saúde financeira da corporação e adotar as medidas necessárias para garantir o equilíbrio.

Quer entender mais sobre o registro contábil, como a sua importância, quais dados fazem parte do documento e muito mais? Veja as informações que trouxe para você e fique por dentro do assunto!

O que é o registo contábil?

Como o próprio nome sugere, registro contábil corresponde a reunião de informações a respeito dos eventos econômicos e financeiros de uma corporação. Tudo isso ocorre de acordo com a regulamentação aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e de acordo com a Interpretação Técnica Geral (ITG), que exige o cumprimento de todas as empresas, independentemente do porte ou formato jurídico.

Afinal de contas, essas informações são essenciais para o entendimento da saúde financeira de um negócio, o que é importante estrategicamente para os gestores e para a adequada prestação de contas. Por esse motivo, é preciso que o registro contábil seja realizado por um contador ou um profissional especialista em contabilidade, para garantir que as informações sejam corretamente registradas.

Qual a importância do registro contábil?

Considerando que o setor financeiro atua como o coração de um negócio, garantir o registro de todos os eventos relacionados a esse assunto permite um aprofundamento no total de bens acumulados, patrimônio líquido existente, se houve lucro nos últimos períodos etc.

Essas informações são valiosas até para que uma corporação se mantenha viva no mercado. Afinal, segundo pesquisas do Sebrae, a dificuldade de gerir corretamente as finanças está entre os principais motivos de as empresas fecharem.

Assim, o registro da contabilidade possibilita uma análise profunda e formulação de estratégias acertadas para um melhor desempenho, como qual é o exato orçamento disponível para investimentos.

Por que contar com um profissional no registro de contábil?

Diante da importância e responsabilidade necessária no registro contábil, ter um profissional para manter o controle financeiro e econômico pode ser crucial para melhor orientação na tomada de decisão e na administração dos dados compilados. Negligenciar essa parceria é dispensar os inúmeros benefícios que o especialista pode trazer para o negócio.

Distribuição de lucro

O correto registro contábil permite que a empresa saiba quais foram os lucros apurados, o que não deve ser incluído na base do INSS e do Imposto de Renda, mas ser distribuído integralmente. O erro nesse processo pode levar a corporação a limitar o valor da presunção do lucro, de acordo com o artigo 15 da Lei nº 9.249.

Realização do balanço patrimonial e DRE

O DRE e o balanço patrimonial são relatórios gerenciais financeiros que envolvem a despesa e a receita de uma empresa, fazendo um levantamento dos seus passivos e ativos. No caso do balanço, o relatório é anual para empresas com CNPJ na categoria MEI.

Porém, muito mais do que cumprir exigências legais, os relatórios citados sinalizam o rumo que sua empresa segue, o que torna o auxílio de profissionais indispensável para o planejamento estratégico que pode aumentar os lucros da corporação.

Participação em licitações

Empresas que almejam fazer parcerias com o governo devem manter o registro contábil de acordo com as exigências, o que é mais recomendado com o auxílio de um profissional. Isso porque existe a Lei 8.666/93, que exige a demonstração contábil para análise e qualificação econômica e financeira quando se trata de licitações.

Consultoria e planejamento tributário

O Brasil é o país com uma das maiores taxas tributárias do mundo, o que torna indispensável o auxílio de profissionais da contabilidade para a mais adequada orientação da tributação para cada tipo de negócio, de acordo com a legislação. Assim, é possível diminuir custos e calcular o valor dos impostos corretamente, além de evitar atrasos, problemas com o governo e autuações fiscais.

Facilitação na obtenção de créditos

O registro contábil é um dos documentos que pode ser apresentado aos bancos ao tentar obter créditos, já que na declaração de faturamento, por mais que seja aceita pelas corporações, as informações existentes são limitadas. Desse modo, ter o registro contábil corretamente preenchido, que oferece dados sobre o risco de créditos, possibilita a obtenção de financiamentos com taxas de juros reduzidas.

Redução de custos

O registro contábil, quando adequadamente formulado, revela dados que permitem controle de custos, formulação de ações mais alinhadas com as necessidades do negócio para obtenção de lucro e contenção de custos etc. Em outras palavras, o gestor da corporação pode ter uma visão minuciosa da empresa.

Proteção judicial

Além de o registro contábil ser uma exigência legal, torna esse documento uma prova de proteção judicial, em casos de dissolução de uma sociedade empresarial. Eles atuam como prova jurídica que evita problemas futuros e facilita a extinção de uma sociedade, partilha de bens etc.

Quais dados devem ser fornecidos no registro contábil?

Essa resposta varia de acordo com os serviços prestados pelo contador ou profissional de contabilidade. Se eles envolverem os recursos humanos e o setor fiscal, é natural que já tenha à disposição os dados necessários para registro. Ainda assim, é necessário fornecer a folha de pagamentos e dados do pagamento de impostos.

Conseguiu entender do que se trata e qual é a importância do registro contábil ser feito por profissionais especializados e bem qualificados? Saiba, também, que o uso de tecnologia nesse processo ajuda a trazer mais eficiência para o registro, já que existem inúmeras informações a serem contabilizadas e a agilidade é essencial para melhores resultados para o seu negócio.

Contabilidade, Registro Contábil


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: