Skip to main content

Qual a relação entre o gerenciamento de estoque e os lucros da empresa?

Qual a relação entre o gerenciamento de estoque e os lucros da empresa?

O gerenciamento de estoque tem uma relação direta com o desempenho financeiro de um negócio, mesmo que muitos empresários ainda desconheçam essa ligação. Tanto do ponto de vista de quem produz quanto da visão de quem compra para revender, administrar o estoque de modo eficiente é fundamental para se ter resultados positivos em uma empresa.

Se por um lado armazenar quantidades grandes significa deixar capital imobilizado, por outro reduzir o estoque para níveis muito baixos pode representar perda de vendas. Em meio a esse dilema, o empresário deve encontrar um patamar de equilíbrio para manter a empresa em ótimo funcionamento. Veja, em seguida, algumas dicas para buscar essa condição.

 

Gerenciamento de estoque e capital

O estoque é um fator de grande importância para um negócio e para a economia em geral. Como você deve saber, em alguns casos, a inflação é gerada devido à dificuldade que as empresas possuem para suprir um aumento de demanda no tempo necessário para atender a todos os pedidos dos consumidores. Esse é o caso da famosa “inflação de demanda”.

Para o empresário, decidir quanto vai produzir ou estocar requer bastante estudo e conhecimento do mercado de atuação, pois as escolhas terão impacto significativo nas finanças do negócio. Para potencializar a entrada de dinheiro na empresa, ou seja, o aumento do faturamento, em vez de imobilizar capital, o gestor deve conhecer aspectos que interferem diretamente no gerenciamento de estoque.

Muitas vezes o empresário tem consciência de que é ruim deixar o capital parado, mas não resiste a oportunidade de uma promoção de um fornecedor. Porém, se conhece bem a demanda do negócio e tem vários fornecedores à disposição, pensará duas vezes antes de montar um estoque excessivo.

Demanda e tempo de fornecimento

Na gestão de empresas, o conceito de estoque de segurança ou estoque mínimo é de extrema importância, para que o negócio não perca vantagens competitivas no mercado. Ele serve para que o estabelecimento tenha uma margem de manobra para que não haja falta de produtos e, consequentemente, não ocorra perda de vendas.

Para saber o estoque de segurança ideal para cada produto, o gestor deve avaliar a demanda média pela mercadoria em determinado período e o tempo médio de fabricação e de entrega do produto. Com esses dados em mão, o empresário poderá dimensionar o estoque mínimo, o estoque de equilíbrio, o estoque máximo, o momento certo para fazer o pedido e o tempo de reposição.

Uso da tecnologia para gerenciar o estoque com eficiência

Como saber a hora certa de fazer um pedido, se o gestor não tem dados confiáveis? Muita gente compra com base no achismo ou na experiência. Porém, fazer isso para dezenas ou até milhares de produtos, como no caso de um supermercado, fica complicado e pode gerar prejuízos para a empresa.

Para evitar o método de tentativa e erro, o empreendedor pode utilizar um sistema de gestão ERP (Planejamento de recurso corporativo, do inglês Enterprise Resource Planning). Com o conhecimento de toda a movimentação de processos numa empresa, o gestor terá condições de dimensionar a alocação de recursos, mesmo em áreas em que há sazonalidade de demanda.

Ao conhecer os dados de demanda diária e o tempo de produção e de entrega, o empresário poderá manter um estoque de segurança e, assim, fazer o pedido quando a quantidade armazenada chegar a certo limite. Dessa forma, o gerenciamento de estoque permite que o gestor nem gaste a mais nem a menos. Tudo isso só é possível, de modo preciso, com a ajuda da tecnologia para fazer os cálculos e oferecer um controle efetivo do que acontece na empresa.

Você quer receber mais informações sobre gerenciamento de estoque e administração de negócios? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

diretoria
26 agosto, 2016