fbpx

Como o SAP Business One pode ajudar no controle do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é praticamente o coração do negócio. Afinal, ele revela informações cruciais sobre toda a movimentação financeira: total de vendas, de contas a pagar, de prejuízos, de lucros etc.

No entanto, quando os gestores não estão seguros sobre a veracidade dos dados expostos em seus sistemas, fica complicado aproveitar todos os benefícios que o fluxo de caixa proporciona.

Por outro lado, com ferramentas de ponta como o SAP Business One, a empresa controla todas as suas operações financeiras de modo automático. Assim, o empreendimento obtém a tão desejada profissionalização da gestão.

Mas tem mais: a solução é escalável, isto é, ela oferece plena segurança para pôr em prática seus planos de expandir. Quer saber mais? Então confira este post!

Controle completo dos números

Na lista dos diversos módulos do SAP Business One, posso destacar o de Contabilidade e Finanças como um dos mais completos. Assim, a ferramenta absorve funções burocráticas como o lançamento das notas fiscais de vendas e de pagamentos.

Além disso, a qualquer momento e de quaisquer hardwares, os líderes conferem os principais indicadores e métricas de finanças. Por essa razão, na hora de escolher o melhor sistema de gestão empresarial, lembre-se de que o ERP SAP Business é o mais contratado do planeta. Para se ter uma ideia, das 500 maiores companhias em todo mundo, esse programa é a solução mais adotada.

Afinal, o SAP Business One é consagrado na questão de “segurança”. Ele não permite que a informação de seu banco de dados seja corrompida. Assim, o gestor tem absoluta certeza de que as informações registradas no sistema são fidedignas.

Solução para os gaps administrativos

O módulo de Contabilidade e Finanças do SAP Business One põe fim aos principais gargalos da administração financeira. Por exemplo: além dos lançamentos que já mencionei, a ferramenta automatiza a apuração de impostos.

Outra vantagem é a habilidade para efetuar transações em várias moedas. Contudo, suas funcionalidades são bem mais amplas. Ele faz varreduras nas despesas e realiza uma categorização desses custos.

Assim, ele exibe inconsistências, informações duplicadas, desperdícios e demais erros comuns na rotina financeira. Como o controle das finanças passa a acontecer em tempo real e com muito mais precisão, a empresa ganha tempo para reagir às adversidades e estimular seus bons resultados.

Atualização instantânea de relatórios e análises

Entretanto, a coleta dos números não é a única função do SAP Business que trabalha em tempo real. Assim, o mesmo acontece com a elaboração de relatórios. Ou seja, o sistema confecciona análises automatizadas, algo que dá aos administradores a oportunidade de tomar decisões com base em dados em elevadíssima velocidade.

Funciona assim: conforme os eventos que geram movimentação de dinheiro acontecem, o fluxo de caixa é contabilizado na mesma hora. Isso inclui informações sobre vendas, aquisição de insumos, despesas, recebimentos, entre outras. Depois de captar e guardar os dados, o programa pode oferecer ponderações analíticas inteligentes.

Em compensação, a atualização em planilhas não integradas é lenta e recheada de erros. Assim, os gestores ficam com uma capacidade de reação bem mais limitada. Afinal, quase sempre, os números disponíveis são de períodos anteriores.

Estimativa de faturamento e custos

Uma das maiores vantagens do ERP SAP Business One para o fluxo de caixa é a função que faz previsão de ganhos. Assim, o programa levanta a média histórica do desempenho. Com base no comportamento das vendas e demais índices financeiros do passado, a solução cria projeções para o futuro. Isso pode ser feito para dias, semanas e até meses.

De maneira semelhante, o ERP também estima os gastos corporativos, oferecendo à empresa melhores condições para não estourar seus orçamentos e custear seus novos projetos.

Planejamento das contas a pagar e a receber

O SAP Business One ajuda a programar os pagamentos e recebimentos de um modo mais estratégico. Assim, o caixa sempre estará nas melhores condições possíveis, evitando gastos desnecessários com multas e preparando o negócio para emergências.

Essa funcionalidade é bastante prática e aponta as melhores datas do mês para quitar um débito ou para agendar um recebível. Assim, a ferramenta elabora listas de contas a pagar, ranqueadas por datas de vencimento.

Caso o usuário deseje, é possível acionar um mecanismo de alerta automático, que vai avisar quando um prazo estiver chegando ao final. Ou seja, trata-se de um instrumento que dá mais praticidade para o administrador, aliviando a carga de seus compromissos. Ao mesmo tempo, o software traz eficiência plena para o departamento financeiro.

Conciliação bancária

O SAP Business One pode conectar seu fluxo de caixa aos sistemas de emissão de boletos das principais instituições financeiras. Essa articulação ocorre por meio de VAN Bancária (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado).

A Van Bancária é uma rede particular que articula os sistemas das organizações corporativas com os bancos de maneira mais segura. Assim, as operações executadas nesses ambientes são criptografadas e recebem autenticação.

Mais uma utilidade do SAP Business para a conciliação bancária é a produção de relatórios segmentados. Em outras palavras, ele classifica os valores e exibe pareceres técnicos específicos.

Desse modo, é viável rastrear as movimentações de cartão de débito, de cartão de crédito, de dinheiro e de cheque. Com esse mecanismo, fecha-se o caixa em alta velocidade sem praticamente nenhum erro. Como resultado, as conferências sairão mais rápido e com maior precisão. Ou seja, o ERP entrega praticidade de modo sistêmico.

Escalabilidade

O Sistema SAP Business One oferece uma tecnologia de ponta em banco de dados, que processa elevadas quantidades de informações de maneira instantânea.

Diante dessa característica, sinto-me confiante em dizer que é uma ferramenta definitiva de gestão. Isso porque, uma vez contratada, a empresa não vai mais precisar de outro software. Porém, é preciso levar em conta os cuidados de implementação do programa.

Essa aderência deve ser pensada desde o início da migração ou até antes. Na realidade, a instalação do software precisa de programação e execução profissionais. Essas consultorias somam experiência e expertise nesse trabalho. Por outro lado, as contratantes de uma boa parceira SAP Business começam a contar com total suporte para suas evoluções.

Como resultado desse investimento, a empresa obtém recursos concretos para responder às demandas de mercado de um modo veloz e produtivo.

Portanto, o SAP Business One é uma ferramenta robusta que potencializa seu fluxo de caixa de incontáveis maneiras. Com esse sistema de gestão e a consultoria da Falcora, você vai conquistar mais transparência e segurança!

Por falar nisso, o SAP Business é um dos programas mais bem-conceituados entre as companhias de auditoria. Com ele, a corporação eleva a sua reputação no mercado. Mas, além disso, a solução ajuda a profissionalizar a gestão e a conseguir tranquilidade para escalar seu desempenho.

E acredite: apesar de todas as vantagens mencionadas, isso não é tudo que a tecnologia pode fazer pela sua organização. Que tal descobrir mais superpoderes da informática para os negócios? É simples: clique para conhecer os recursos de um sistema de Gestão ERP para empresas em crescimento!

 

faturamento, fluxo de caixa, SAP Business One


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: