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Sinais que é necessário adquirir um ERP

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21 janeiro, 2017
Sinais que é necessário adquirir um ERP

Sinais que é necessário adquirir um ERP

Sabendo de todos estes benefícios, fica claro que toda empresa tem muito a ganhar ao implementar um ERP. Mas quando é a hora certa de fazer isto?

Assim como em qualquer mudança ou transição, não existe um gatilho, ou luz que se acenda indicando o momento exato. O momento ideal depende do momento da empresa, de como ela está estruturada e de quais são os planos para o futuro. Um fornecedor de confiança pode ajudá-lo a fazer esta reflexão em mais detalhes e escolher o seu software ideal.

Ainda em dúvida de quando é a hora de procurar este apoio? Tente identificar estes sinais:

Fase de crescimento intenso

Se seu negócio está vivendo uma fase de crescimento acelerado, pode ser um bom momento para implantar um ERP, mesmo que a situação atual ainda esteja sob controle. A palavra-chave aqui é “planejamento”.

Quando um negócio cresce rapidamente, muitas vezes ele se torna uma operação completamente diferente, do ponto de vista gerencial. Os desafios e problemas de uma empresa com 100 funcionários são completamente diferentes daqueles de uma com 10, por exemplo. De forma análoga, ao expandir linhas de produto, crescer o faturamento ou entrar em novos mercados, é extremamente útil ter das ferramentas do ERP à disposição durante o processo, em vez de tentar escalar sem elas e implantar depois.

Problemas em finanças e recursos humanos

Para empresas de funcionamento mais simples, sobretudo as pequenas, softwares básicos e até mesmo planilhas de Excel muitas vezes são suficientes para cuidar da folha de pagamentos e dos registros contábeis. Como na expansão das empresas é comum que os investimentos sejam direcionados a produtos e vendas, não é raro que finanças e recursos humanos sejam os primeiros a ter dificuldades em suas funções de rotina.

Se as ferramentas que você ou seus funcionários usam começam a se mostrar inadequadas, pode ser uma boa hora para trazer um ERP.

Erros operacionais frequentes

Como diz o ditado: “errar é humano”. O que o ditado não diz é que sequências consistentes de erro, sobretudo dentro de uma mesma função podem ser um sinal importante. Se, por exemplo, a contagem de produtos no estoque está frequentemente desalinhada com a realidade, você pode ter um problema com o seu processo.

Outro problema comum de erro operacional é o preenchimento incorreto de planilhas de formulários. Quem nunca ouviu frases como “o pessoal de vendas nunca atualiza o CRM!” e “o técnico nunca preenche a ficha de suporte”? Se, por um lado, é tentador colocar a responsabilidade em quem opera o processo, muitas vezes a falha está, na verdade, no processo em si. Automatizar e integrar pode ser a solução!

Dificuldade de gerar relatórios e acessar dados

Se você vê relatórios e gráficos apenas como uma burocracia ou tarefa a cumprir, está na hora de rever seus conceitos! Na verdade, extrair uma informação específica de uma séria longa de dados é uma habilidade valiosa e uma maneira espetacular de fazer diagnósticos e extrair inteligência para tomada de decisões.

O problema é que é proibitivamente complicado levar a cabo este tipo de análise quando não há integração entre os setores. Imagine ter que abrir cada software, de cada setor, exportar os dados de todos os processos da empresa e depois reunir todos estes números em uma planilha para finalmente gerar os relatórios? Se só de pensar nisso sua cabeça já dá um nó, é possível que sua operação já esteja em um nível elevado de complexidade. Um ERP pode ajudá-lo a fazer sentido de toda esta informação!

diretoria
21 janeiro, 2017