Sistema de automação comercial: o que é e vantagens para a sua loja
Diferentemente do futebol, o comércio não pode ser uma caixinha de surpresas, e é por isso que um sistema de automação comercial é tão importante, pois traz a almejada previsibilidade tanto nas operações quanto nas receitas.
Veja, por exemplo, o que aconteceu no segmento de bares e restaurantes: em razão da inflação e de problemas de abastecimento, 62% deles tiveram que alterar seus cardápios em 2022.
Além disso, 37% patinaram ainda por causa de dívidas herdadas do período da pandemia.
São diversos fatores externos que impactam nos resultados de um negócio, e quem não se antecipa sofre mais.
Um software pode não ser a solução definitiva para evitar problemas assim, mas certamente ajuda a decidir quanto ao que fazer, principalmente nos momentos difíceis.
Entenda como e por que lendo este conteúdo até o final.
O que é sistema de automação comercial?
Sistema de automação comercial é um tipo de plataforma eletrônica, normalmente fornecida como um Software as a Service (SaaS). Sua função principal é servir como um instrumento de controle das rotinas de um estabelecimento, tanto da atividade principal quanto das secundárias.
Lembre-se que, no comércio, há uma série de rotinas que precisam ser coordenadas e, para isso, a automação é fundamental.
Dependendo do tamanho do negócio, afinal, gerir um estoque na ponta do lápis ou controlar um fluxo de caixa com parcos recursos não só dificulta, como atrasa os processos.
Para isso existe a automação comercial, que consiste basicamente na utilização de softwares para dar conta com mais eficiência dessas tarefas.
Para que serve um sistema de automação comercial?
Um comércio mal gerido é forte candidato a terminar o mês no vermelho.
Para um estabelecimento assim, contar com um sistema de automação comercial é a solução para evitar faltas no estoque, bem como para controlar processos de inventário.
Outro problema recorrente no comércio é o controle do fechamento de caixa e a integração com o financeiro, para o que a automação sempre cai muito bem.
Existem ainda aqueles gestores à moda antiga que insistem em controlar rotinas contábeis como a DRE e fluxo de caixa “na mão”.
Para esses, a tecnologia responde como a solução para a contabilidade e para o controle financeiro em geral.
Isso sem contar o caos das trocas e devoluções, que, com um sistema de automação, não só são melhor controladas, como também podem até gerar oportunidades de negócio e de fidelização.
Claro que um software comercial não seria completo se não servisse para apoiar as estratégias de vendas e marketing.
Nesse sentido, ele ajuda a aumentar a eficiência nas recomendações de compras e transferência de lojas, além de aumentar o ROI das campanhas de marketing.
Benefícios do sistema de automação comercial para a sua loja
As inúmeras funções de um sistema de automação falam por si só, mas é preciso considerar também aqueles benefícios indiretos, que não percebemos em um primeiro momento e que só se revelam no médio e longo prazo.
Com mais de 30 anos solucionando as dores de comerciantes de diversos ramos, ainda vemos muitos chegarem com problemas que já poderiam ter sido resolvidos pela automação.
Alguns, contudo, só percebem as vantagens desse investimento quando, após convencidos a testarem, começam a colher os frutos da implementação de um sistema.
Por isso, dizemos sempre que o imediatismo não combina com bons resultados quando se trata de automatizar as rotinas no comércio.
Entenda como isso acontece a seguir, conhecendo as vantagens que isso gera ao longo do tempo.
Mais informação, acerto na decisão
Um problema também recorrente no comércio é o desacerto nas decisões na hora de repor o estoque.
Sem dados sobre o próprio negócio, parte dos gestores compra produtos em quantidades acima do que seria recomendado, achando que as vendas vão se manter estáveis – mas, dependendo do produto, há sazonalidade.
Um exemplo disso é o que acontece depois de períodos promocionais.
Tomados por certa euforia, há donos de estabelecimentos que dobram os pedidos das mercadorias que venderam bem.
Qual não é a decepção quando, no fim do mês, seus estoques estão abarrotados de itens que não encontraram compradores.
Um sistema para o comércio poderia ajudar a evitar isso, já que podem contar com instrumentos de forecast (previsão) baseados em sazonalidades.
Além disso, eles ajudam a desenvolver a inteligência de negócios, evitando as sempre arriscadas decisões com base na emoção.
Aumento da rentabilidade
Quem toma decisões a partir dos dados tende a acertar mais e, acertando mais, os resultados são melhores.
Um ótimo exemplo disso vem da Kluthe que, ao investir em automação, registrou um crescimento de 61,4% em um ano.
O fim do trabalho manual na empresa ajudou ainda a aumentar a produtividade em 60%, enquanto reduziu em 80% o volume de trabalho nas atividades de linha de frente.
Lembrando que rentabilidade é diferente de lucro, já que trata da capacidade de um negócio se manter rentável, o que implica controlar suas despesas, em especial as operacionais.
Você de olho nos fornecedores
Tendo em vista que o comércio em geral trabalha com uma vasta gama de fornecedores, como decidir então pelo melhor?
Certamente o fator preço é muito importante, pois a lucratividade pode estar atrelada a isso.
No entanto, há outras questões que precisam ser avaliadas.
Por exemplo, o prazo de entrega. Um fornecedor que vende barato, mas que atrasa constantemente, sai até mais caro do que um que pratica preços mais altos e cumpre prazos.
Um sistema comercial, portanto, ajuda a controlar esses aspectos operacionais que fogem facilmente do controle quando não se tem um mínimo de automação.
Seus processos padronizados
Outra dificuldade que ocorre com relativa frequência no comércio é a falta de controle sobre os processos.
Nas vendas, o gestor não sabe, por exemplo, qual jornada o cliente costuma percorrer até realizar uma compra.
Dessa forma, é mais difícil elaborar uma estratégia de marketing eficaz, já que não se sabe como ou por que as pessoas procuram a loja.
Processos contábeis também podem se tornar caóticos sem automação, já que o fluxo de caixa passa a ser menos preciso.
Isso para não falar dos processos envolvendo compras e estoque, sempre sujeitos a falhas quando não são monitorados.
Com o Fenícia ERP temos resultados comprovados e os números não mentem!
O Fenícia ERP se destaca no processo de automatização comercial por oferecer uma solução integrada e personalizável que atende às necessidades específicas de diferentes tipos de negócios. Uma ferramenta valiosa para empresas que buscam modernizar suas operações comerciais, aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento.
Visão sobre o negócio
Decisões equivocadas têm muito a ver com a falta de visão sobre o próprio negócio.
Quando desconhecem as rotinas, os gestores não têm como avaliar os impactos financeiros das operações.
Assim, eles perdem o foco do que realmente importa, pautando as decisões em “achismos” ou em palpites sem qualquer fundamento.
Um software para o comércio coloca a casa em ordem, ao permitir que se controle em uma única plataforma as operações, finanças, inventário e faturamento.
Atendimento omnichannel
A característica marcante do cliente moderno é a utilização de diversos canais para comprar e se relacionar com suas marcas preferidas.
Chamado de omnishopper, ele também se caracteriza por ser super exigente, pois sabe que, se uma loja não atender às necessidades, há uma outra bem ali, ao alcance de um clique ou toque de dedo.
Nesse aspecto, um sistema de automação é a solução indicada para conduzir o Customer Relationship Management por meio de uma ferramenta agregada de CRM.
Dessa forma, sua loja estará sempre conectada e pronta para atender bem, não importa qual canal de contato seja acionado.
Principais recursos do sistema de automação comercial
OK, tudo parece muito bom, mas, na prática, que recursos tornam possível atingir resultados melhores? Veja abaixo os principais deles:
- Gestão financeira completa e integração com bancos
- Integração com as principais plataformas de e-commerce e Marketplaces
- Financeiro completo com Demonstrativo do Resultado e Fluxo de Caixa
- PDV’s integrados em tempo real com o escritório central
- Integração com Escritórios Contábeis
- Programa de Descontos/Fidelidade
- Controle total de estoque e inventário
- Indicadores de performance de vendas por loja, produto e vendedor
- Sugestão de compra baseado no consumo
- Homologação com diversos equipamentos de automação comercial.
Qual o melhor sistema de automação comercial?
Por mais que seja “chover no molhado”, o melhor sistema de automação comercial é sempre aquele que casa com as necessidades do seu negócio.
Um restaurante terá necessidades distintas de um mini mercado, assim como uma loja de autopeças tem uma rotina diferente de uma distribuidora de bebidas.
Por outro lado, levaria muito tempo para decidir pela melhor solução com base em tantas peculiaridades.
O Fenícia ERP, da Falcora, responde muito bem aos desafios desses e de outros segmentos do comércio, provendo todas as funções que vimos acima.
Experimente grátis e comprove na prática a eficiência das nossas soluções!