fbpx

Software de gestão para e-commerce: sua empresa precisa!

O mercado on-line cresce a cada dia e oferece boas oportunidades para diferentes tipos de negócios. No entanto, muitos deles fecham ou não conseguem prosperar pela maneira como são administrados. Por exemplo, alguns gestores acreditam não precisar de um software de gestão para e-commerce.

O fato é que essa pode ser uma ferramenta importante para uma loja virtual, principalmente se for preparado para fazer tarefas específicas do dia a dia. Neste post, explicamos como funciona esse tipo de ferramenta e as vantagens de adotá-lo. Continue conosco para saber mais!

O que é um software de gestão?

Existem diversos tipos de software de gestão, mas o mais usado é o Enterprise Resource Planning (ERP). Esse sistema integra todos os dados da empresa em uma única ferramenta, o que facilita o gerenciamento de diferentes áreas.

Com o ERP, é possível obter relatórios que ajudam nas tomadas de decisão em todos os níveis da empresa. Para isso, ele interliga todos os setores da companhia e automatiza desde o controle de estoque, com entradas e saídas, até o pagamento de contas e o fluxo de caixa.

Como essa ferramenta funciona?

O ato de comprar on-line simplificou bastante a vida das pessoas. No entanto, a operação se tornou bem mais complexa, uma vez que do primeiro clique até a entrega estão envolvidas muitas etapas. Sem uma ferramenta de gestão, todas elas são realizadas manualmente, o que é bem mais complicado e demanda bem mais pessoas.

O software atualiza o estoque, valida o pagamento, emite a nota fiscal e envia as informações para a transportadora automaticamente. Depois, mantém os dados atualizados, o que facilita a consulta pelos colaboradores e pelo próprio cliente — que pode acompanhar todas as etapas do processo.

Além disso, podem ser incluídas tarefas de rotina da empresa, como os pagamentos de fornecedores e de pessoal. Isso porque o software de gestão para e-commerce funciona em módulos e isso permite que seja personalizado para atender às necessidades de cada modelo de negócio.

Quais as vantagens do software de gestão para e-commerce?

A principal vantagem de adotar um software de gestão para e-commerce é a integração de tarefas e dados. Com ele, o gestor pode ter uma visão mais geral do negócio, para resolver problemas com mais agilidade e tomar decisões mais assertivas. Além disso, há outros benefícios:

  • funcionamento na nuvem: baixo custo de instalação e manutenção, bem como segurança e backups automáticos;

  • processamento automático de todas as etapas dos pedidos e adaptação ao crescimento das vendas;

  • redução de erros e correções mais rápidas;

  • conciliação e verificação de diferentes formas de pagamento, como boletos bancários e cartões de crédito e débito, processadas com mais velocidade;

  • gestão eficiente da logística, inclusive com o controle das atividades de terceirizados;

  • maior controle da margem de lucro, com a definição de custo de venda e a lucratividade de cada produto a partir do cálculo de todos os custos.

Para que o software de gestão para e-commerce ofereça todas essas vantagens, é bom lembrar que ele precisa ser adaptado ao tamanho e às necessidades da operação. Para isso, é fundamental ter fornecedores capacitados e de credibilidade.

 

Software de gestão para e-commerce


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Comentário (3)

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Atendimento técnico telefônico, e-mail, WhatsApp e remoto.

Suporte emergencial 24x7 para emissão de nota e acesso ao sistema.

Atualizações, tanto de melhorias do sistema quanto fiscais.

Entregamos as melhores práticas de gestão através experiência adquirida.

Acesso diferenciado aos nossos cursos online.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.