Skip to main content

Tendências do varejo: conheça as últimas novidades

diretoria
22 setembro, 2017
Tendências do varejo: conheça as últimas novidades

Com o avanço tecnológico, está cada vez mais claro que as empresas devem investir em boas alternativas digitais para obter sucesso nas vendas. Complementando tal mudança, também vale a pena reunir funcionários treinados e bem preparados para ajudar a construir uma relação excelente com quem compra com você.

Esses são os princípios básicos que permitem que a empresa acompanhe as novas tendências do varejo. Você sabe quais são elas? Leia este texto com atenção e descubra!

Liderança Líquida

O mundo evoluiu e precisa de líderes altruístas e marcas generosas. Daí surgiu o conceito de “liderança líquida”, que engloba visão de futuro otimismo, ousadia e pioneirismo.

Um líder deve não só distribuir funções, mas elogiar e valorizar pessoas, estar disposto a ouvir e a encontrar o bem nas pessoas que o rodeiam, sem deixar o entusiasmo de lado.

Adaptar-se à essa realidade faz incrível diferença na hora de estabelecer um relacionamento significativo com os funcionários e parceiros. Isso melhora a comunicação interna e reflete de modo positivo no contato com os consumidores.

Experiência 5.0

Por meio de pesquisas mais recentes, comprovou-se que o cliente segue continuamente pouco interessado em frequentar pontos de venda. Para ir até a loja, ele precisa de bons motivos.

Surge então a ideia de Experiência 5.0, uma prática focada em fazer com que o cliente obtenha experiências de compra e relacionamento memoráveis.

Com abordagem holística direcionada para a força de trabalho e para os processos envolvidos, a Experiência 5.0 conta também com o suporte digital, o qual apresenta novos modelos de engajamento.

Realidade virtual

O uso da realidade virtual é uma das tendências do varejo que já são acessíveis para empresas de vários portes. Ela apoia não só o consumidor, mas também a organização da gestão de um estabelecimento.

Isso porque, no primeiro caso, permite incrementar a experiência de consumo, fazendo com que se aproxime da compra mesmo estando fora da loja. E no segundo caso poderá ajudar em técnicas, métricas e sistemas para que o varejista inove sua forma de vender.

Novas tecnologias como robôs, sensores, câmeras e Wi-Fi são os elementos-chave para que a realidade virtual funcione bem.

Software de gestão

Quando o controle é bem feito, o negócio cresce. Portanto, para coordenar melhor os diversos gastos, custos e movimentações da loja é necessário um bom software de gestão.

Com dados organizados e bem definidos, o varejista terá uma base mais sólida para melhorar suas decisões. Utilizar um software de gestão também torna aqueles dados mais confiáveis e integrados, beneficiando todos os setores da empresa.

As necessidades ficarão mais claras e as decisões serão tomadas com menor índice de dúvidas. Além disso, o planejamento será feito de forma mais assertiva, baseando-se em aspectos e sazonalidades pré-estabelecidos.

Como é possível perceber, acompanhar as tendências do varejo é um sinal de que a empresa está preparada para atender às expectativas de seus clientes.

E um consumidor satisfeito é a maior recompensa que um empreendimento pode receber.

 

diretoria
22 setembro, 2017