Skip to main content

Time em sintonia: por que o ERP garante o entrosamento entre as equipes da sua empresa.

diretoria
07 abril, 2014
Time em sintonia: por que o ERP garante o entrosamento entre as equipes da sua empresa.

 

O ERP (Enterprise Resource Planning) tem ganhado cada vez mais espaço nas corporações, pois une todos os departamentos da empresa em um único sistema. Como o próprio nome diz, este é um sistema de gestão empresarial que auxilia no gerenciamento das informações, dos recursos e do andamento dos processos. No entanto, diferentemente dos softwares tradicionais, as soluções ERP trabalham com a integração de todas as áreas de uma companhia em um único ambiente. Dessa forma, cada setor tem acesso ao sistema e pode inserir dados, compartilhando informações importantes.

Essa é a grande inovação do ERP: entrosamento entre as equipes do seu negócio. E, por causa disso, inúmeras vantagens são conquistadas, tornando a empresa mais organizada, eficiente e, assim, muito mais competitiva.

Integração dos setores da empresa

Antigamente, cada setor em uma empresa trabalhava com um software específico e, muitas vezes, havia um software para cada tipo de procedimento na corporação. O sistema que gerava folhas de pagamento era diferente do sistema que controlava vendas, e este, por sua vez, não era o mesmo que o software utilizado para análise de metas.

No entanto, a administração moderna entende que nenhum departamento em uma companhia tem total autonomia com relação aos demais, não importando o tamanho do empreendimento. A empresa é um organismo que precisa funcionar como tal, com todas as suas partes se relacionando entre si para que tenha sucesso.

Por que o ERP é necessário?

Pense em um setor de vendas: se o departamento registra um alto número de vendas para determinado produto, será que isso teve relação com o trabalho do setor de marketing? Em um sistema interligado, é possível verificar qual o tipo de divulgação foi feita para tal produto e, assim, constatar métodos de marketing mais ou menos eficientes, conforme o número de vendas. Do mesmo modo, o setor de marketing pode definir muito melhor suas prioridades quando tem acesso aos dados atualizados de venda dos produtos.

E os exemplos do uso e da eficiência do ERP não param por aí! No atendimento ao cliente – caso este pergunte sobre os produtos ou serviços da empresa -, como o funcionário resolve a situação? No passado, ele teria que pesquisar as informações, contatando cada setor da empresa até conseguir a resposta. Agora, ele apenas consulta o ERP e verifica todas as informações de que precisa sobre cada produto e procedimento na companhia.

Essa solução integrada permite que as partes da empresa trabalhem juntas, com um objetivo em comum: o sucesso dos negócios. Assim, os dados são inseridos no sistema em tempo real e não há atraso na divulgação de informações para toda a empresa. Consequentemente, a comunicação entre os funcionários torna-se mais fácil, além de barata.

Benefícios do maior entrosamento da equipe

Com o ERP, o trabalho dos gestores e funcionários é facilitado, trazendo inúmeros benefícios, como:

·         Comunicação mais rápida entre setores;

·         Redução de custos;

·         Redução de retrabalho, pois se uma equipe insere um dado coletivo no sistema, a outra equipe não precisará fazer o mesmo;

·         Organização de um grande número de informações;

·         Tomadas de decisões mais fáceis, pois há o acesso a todos os dados relevantes a quem os interessa;

·         Redução de procedimentos burocráticos;

·         Auxílio na criação de estratégias operacionais;

·         Agilidade no processo de produção e transferência de informações dentro da empresa.

O ERP é, portanto, a melhor solução para que a equipe da sua empresa trabalhe entrosada, com cada setor cumprindo a sua parte e contribuindo para o crescimento dos negócios!

 

 

 

Read More

diretoria
07 abril, 2014