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Vantagens da mobilidade para o e-commerce

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25 março, 2015
Vantagens da mobilidade para o e-commerce

O brasileiro cada vez mais acessa a internet através de smartphones. Segundo o IBOPE, mais de 50 milhões de brasileiros já possuem este serviço em seus aparelhos e a tendência é que estes números não parem de crescer. Estudos feitos pela e-Marketer indicam que até 2018 eles subam para a metade da população do país!

E o que isso tudo significa? Que a “rede mundial de computadores” está rapidamente se tornando a “rede mundial de celulares e smartphones”. Nem é preciso se basear em pesquisas para confirmar esta tendência, basta olhar o comportamento de seus amigos e familiares, que não largam os celulares por nada.

O uso dos smartphones, em sua maioria, se restringe a interações sociais e entretenimento. Entretanto, gradativamente, as empresas estão investindo pesado na exploração deste canal visando  aumentar a venda de produtos e serviços de suas empresas. O movimento em direção à mobilidade para o e-commerce é tão sério que já existe um termo específico: o m-commerce.

Este mercado deve ser observado de perto, mesmo por aqueles que possuem pequenas e médias empresas online. Mas o que é preciso para que você aumente suas visitas e vendas através de celulares?

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Design responsivo

O primeiro passo para um m-commerce de sucesso é permitir que as pessoas naveguem pelo seu site e obtenham as informações desejadas de forma intuitiva e clara, independentemente de qual dispositivo elas estão utilizando para acessá-lo. Para tanto, é preciso que seu site tenha um design responsivo, quer dizer, otimizado para que a tela se redimensione e se reorganize, seja em celulares, tablets ou computadores, fazendo com que a experiência do usuário seja otimizada sempre.

Porque devo otimizar o meu site, tornando-o responsivo?

Usuários mobiles são diferentes

Diferentemente dos visitantes que utilizam computadores, os usuários de dispositivos móveis querem acessar as informações pertinentes de modo mais rápido e claro. Além disso, há uma tendência de que o ticket médio das vendas no m-commerce seja superior àquele das vendas por desktop. Isso porque os usuários de celular são mais impulsivos na hora de comprar.

Usuários mobiles acessam a internet o tempo todo

Não é preciso mais do que 5 segundos para uma pessoa pegar o seu celular e começar a buscar informações na internet. E as pessoas fazem isso o tempo todo: enquanto assistem TV, esperam por uma consulta ou estão no ônibus indo para o trabalho. Isso significa que mais tráfego vem para o seu site se você souber explorar as demandas de seus clientes.

Reduz sua taxa de rejeição (bounce rate)

A taxa de rejeição é o percentual de visitantes do seu site que saíram sem visitar nenhuma outra página ou link. Há diversos sites que são intuitivos e interessantes em navegadores tradicionais em computadores, mas os clientes de celular não têm paciência para ficar arrastando a tela com o dedo de um lado para outro, dando zoom e tentando ler textos com fontes muito pequenas. Um site responsivo fica muito mais agradável de ser navegado pelo celular, reduzindo assim a sua taxa de rejeição por este canal.

Além da responsividade

Mas não basta apenas que o design seja responsivo, é preciso entender que o modelo de negócio deve ser repensado para englobar o m-commerce. Na hora de fazê-lo, é preciso considerar alguns pontos:

1. As conversões através de celulares são menores

Se comparadas com as vendas feitas por tablet ou computadores, as vendas por celulares ainda representam muito pouco. Há várias razões para isso, como, por exemplo, a facilidade, a segurança, o tamanho da tela, o local onde o usuário se encontra. Entenda isso e busque facilitar a vida de seus clientes que utilizam dispositivos móveis.

2. Os usuários não usam apenas um canal

Os visitantes muitas vezes utilizam uma combinação de dispositivos. Os celulares são ótimos para ficar navegando e procurando produtos interessantes e compartilhá-los com amigos e familiares por ferramentas sociais. Por isso, há muita gente que navega pelos sites através dos smartphones durante o dia, mas somente finalizam as compras ao chegar em casa e ligar o computador.

3. Menos paciência para finalizar a compra

Como já dito acima, os usuários de celulares querem as informações de forma mais clara e rápida. Tal afirmativa também se aplica para o processo de finalizar uma compra. Lembre-se de que a falta de um teclado físico torna toda a experiência mais cansativa e frustrante se for necessário ter que preencher vários formulários antes de conseguir comprar. Some a isso a dificuldade em navegação, a menor capacidade de processamento dos celulares e a qualidade da internet, e você entenderá porque vários carrinhos terminam abandonados.

Tenha um processo de check-out bem pensado e direto ao ponto e teste-o em vários dispositivos.

O mercado de vendas através de celulares é sem dúvida aquele que mais crescerá nos próximos anos. Você está preparado? Esperamos que sim. Deixe um recado e continue a discussão sobre o assunto!

diretoria
25 março, 2015