fbpx
Skip to main content

Confira 7 maiores vantagens de usar o SAP Business One

19 janeiro, 2024
Investir na tecnologia para facilitar e melhorar a gestão empresarial não é nenhuma novidade. No entanto, alguns negócios têm adiado a implementação desse tipo de solução, resistindo à transformação digital, por medo de engessar seus processos ou por desconfiança quanto ao mundo da TI. No fim das contas, a falta de afinidade com esses meios e uma mentalidade tradicional, que acredita em manter o controle sobre tudo e não dar acesso aos planos da organização, resulta em perda de competitividade. Por isso, a hora de mudar é agora! Confira as vantagens do SAP Business One e descubra como ele pode ajudar sua empresa!

O que é o SAP Business One?

O SAP Business One é um ERP — software de gestão — que organiza, padroniza, integra, controla, automatiza, operacionaliza e otimiza todos os processos empresariais. Com essa ferramenta os dados são consolidados e ficam acessíveis para consulta em tempo real, cada tarefa encerrada desencadeia a próxima etapa, criando um fluxo de trabalho, e atividades pré estabelecidas são executadas sem a necessidade da ação humana.

Quais os principais recursos dessa ferramenta?

Como um sistema que objetiva integrar toda a empresa, ele deve ter módulos para todos os setores e suportar todas as operações. Para isso, esse ERP se integra a soluções, aplicativos e plataformas de e-commerce, pagamentos etc, bem como, oferece recursos próprios como:
  • contabilidade e finanças: SPEDs, REINF, Bloco K, gestão financeira, contábil, fiscal, fluxo de caixa, consolidação bancária e planejamento orçamentário;
  • compras e operações: cadastro de fornecedores, controle de prazos de entrega, análise de demanda, manifesto de carga e importador XML;
  • estoque, inventário e distribuição: recebimento e uso matéria prima, entregas de produtos acabado, transporte, lotes e data de entrada e de saída;
  • produção e MRP: PCP, roteirização, tempos, movimentos e cálculo de custos;
  • gerenciamento de projetos e recursos: controle de tarefas ou etapas do processo, indicadores de andamento, materiais, horas de trabalho e investimento utilizados ou necessários;
  • vendas e prestação de serviços: contratos, faturamento e integração e-commerce;
  • gerenciamento e administração: consolidação de dados, análises e geração de relatórios.

Quais são as maiores vantagens do SAP Business One?

Ter a gestão do seu negócio apoiada por soluções tecnológicas agrega diversos benefícios operacionais e estratégicos à sua empresa. Veja as 7 principais vantagens do SAP Business One!

1. Otimização das operações

Organizar as tarefas, padronizando e procedimentando a sua execução, assim como, ordenando-as dentro de processos, aumenta a qualidade dos resultados, minimiza erros e retrabalhos, agiliza e reduz o tempo para a sua realização e retém os dados gerados. Tudo isso otimiza as operações.

2. Maior eficiência na tomada de decisões

A eficiência das decisões tomadas está diretamente relacionada à qualidade das informações na qual se baseia. Ter os dados corretos quando são necessários permite agir preventivamente, no caso de um problemas, ou se adiantar à concorrência para aproveitar uma oportunidade. Dentre as vantagens do SAP Business One está sua capacidade coletar, armazenar, consolidar e disponibilizar as informações de todos os processos em tempo real. Desde indicadores de desempenhos e métricas de resultados até demandas e recursos, que proporcionam mais controle e uma visão abrangente, facilitando na hora de escolher.

3. Aumento da produtividade da equipe

Como você já deve ter percebido nos itens anteriores, uma das vantagens do SAP Business One é em relação ao tempo de execução das tarefas. Isso acontece tanto pela automatização de algumas etapas como pela redução de falhas que geram retrabalhos. Além disso, a unificação dos procedimentos de execução é uma técnica antiga de engenharia da produção, para aumentar a produtividade da equipe. Utilizada desde os primórdios da produção industrial em massa, ela é aplicável a todas as áreas de um negócio.

4. Fluxo contínuo e integrado de trabalho

Outro fator que contribui com melhorias diversas é a criação de um fluxo contínuo e integrado de trabalho. Isso favorece o controle, a produtividade e o planejamento ao mesmo tempo que evita ruídos na comunicação e falhas. Essa visão completa das etapas oferece insights que permitem a implementação constante de melhorias, aumentando a vantagem competitiva dos processos internos.

5. Melhoria na comunicação

Como já foi dito, a comunicação é melhorada com o uso desse ERP. Mas devido a importância desse fator dentro das empresas ele precisa ser destacado. Nesse sentido, o SAP Business One é uma ferramenta que auxilia a:
  • conectar setores, permitindo que todos os envolvidos conheçam o que está acontecendo nas demais áreas;
  • alinhar expectativas, fornecendo dados precisos e confiáveis;
  • acompanhar o andamento dos processos em outros departamentos, possibilitando consultá-los a qualquer hora sem interrupções aos colegas.
Por consequência há menos imprevisibilidade, redução de cobranças desnecessárias, projeção de prazo e metas mais realistas e diminuição de atritos causados por interpretações incorretas.

6. Escalabilidade

Expansão é um dos objetivos de todas as empresas. Para que quando ele ocorrer na sua, não gere dificuldades e limitações oriundas do sistema de gestão, opte por soluções escaláveis, como o SAP Business One, desde o início, garantindo uma resposta ágil às demandas do mercado.

7. Diminuição de custos

Reduzir custos ajuda na melhoria do desempenho organizacional. De modo geral, todas as vantagens do SAP Business One citadas nessa lista levam a diminuição dos gastos operacionais. Já que a partir de sua implementação processos são revisados e otimizados, gerando um efeito cascata sobre os recursos envolvidos neles.

Como implementar essa ferramenta na empresa, a fim de usufruir do melhor que ela tem a oferecer?

A adoção de soluções de TI começa com a compatibilização da ferramenta com os processos internos da empresa, o planejamento das etapas de implementação, incluindo o treinamento dos usuários, e a estipulação de metas para o sistema. Essas ações são voltadas para antecipar e evitar riscos, bem como, garantir o máximo aproveitamento das funcionalidades e vantagens do SAP Business One. Durante a implantação e utilização, a melhor forma de assegurar que tudo sairá bem é contar com um fornecedor experiente para lhe ajudar. A digitalização das atividades é irreversível. Por isso, contar com soluções tecnológicas adequadas para seu negócio é um meio de alcançar o sucesso empresarial. As vantagens do SAP Business One vão ajudar na competitividade de sua empresa, otimizando a gestão e a operação. Gostou de saber mais sobre o ERP Sap Business One? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, assim saberemos que chegamos até você!