Veja como gerenciar a locação de máquinas e equipamento no SAP Business One
No post desta semana você verá na íntegra como ajudamos empresas que gerenciam a Locação de ativos, como veículos, maquinas e equipamentos, a otimizar seus processos de gestão.
Gravamos um vídeo respondendo as perguntas mais frequentes que clientes nos fazem. Com o SAP Business One, e a consultoria certa, sua empresa vai longe, confira!
Uma das atividades que vem crescendo e ganhando força são as empresas de locação. Por conta disso surgiu o Loc1 incorporada ao SAP Business One que ajudar as empresas locadoras a gerenciar melhor os seus processos, de modo que elas possam ampliar os seus resultados e a evitar custos desnecessários de manutenção e depreciação dos seus ativos.
O sistema permite que as empresas possam controlar os balanços entre as saídas e entradas das locações, de modo que você consiga ter a otimização gerencial e os entendimentos necessários, que são importantes para os desafios deste segmento.
Confira abaixo as principais perguntas e respostas e um vídeo explicativo sobre a solução que oferecemos para as Empresas Locadoras!
Dentro do SAP Business One, como o nosso cliente pode saber a disponibilidade do produto que ele tem para locação e como ele consegue visualizar e ter os entendimentos dentro do sistema?
Como cada um dos equipamentos são controlados por número de série, o Lock 1 (plataforma inserida dentro do SAP Business One) utiliza um painel totalmente funcional, onde nele são descritos os números de séries, mostrando a real condição do item para locação.
Ele possibilita, que a sua equipe comercial tenha o conhecimento dos quais documentos e quais produtos estão disponíveis em um dado período de tempo.
É possível também que você possa cadastrar os produtos categorizando-os em grupos, sendo capaz de fazer um filtro bastante específico para poder buscar a disponibilidade deste produto de forma mais rápida.
Como fica as regras do contrato e como fazemos para gerenciar as particularidades do contrato de locação?
O Lock1 vem justamente para expandir as funcionalidades de um contrato de serviços dentro do SAP Business One.
No Lock1 você consegue tratar os contratos nos níveis de regras como um todo, conseguindo classificar o dia e quando você deseja faturar um contrato, assim como dar tratamento aos números de série e os itens adicionais (caso precise) que virão no contrato de locação.
Outrossim, uma das facilidades do processo é permitir que o cliente possa imprimir os contratos e as suas regras, sejam elas baseadas em particularidades ou não e, padronizar o melhor layout para preenchimento dos campos de contrato.
E os itens de locação que estão em manutenção? Como podemos gerenciar eles, de modo que o nosso cliente não alugue produtos com baixa qualidade?
O Lock1 junto com o SAP Business One contam com um painel de manutenções. O nosso cliente consegue importar as informações de contador, como por exemplo, contabilizar um número de quilometragem de um carro, caso seja uma empresa de locação de automotivos ou o número de cópias, caso você seja uma empresa que alugue impressoras/copiadoras, e assim por diante.
Qualquer informação do contador que possa ser medida do equipamento, ela retorna para o sistema de forma automatizada ou através da importação de dados.
A manutenção é feita a partir das informações obtidas deste contador ou a partir de uma data designada.
Como podemos ter entendimentos sobre o faturamento?
Conforme mencionado nas regras de contrato, são elas que vão garantir que o que foi acordado comercialmente será faturado.
Hoje, é um trauma para as empresas locadoras manter o seu controle de faturamento organizado, porque muitas das vezes fazem na forma manual, perdendo o controle dos seus processos.
No SAP Business One, se você tem condições de registrar todas as regras de contrato, é natural que o faturamento que estará no sistema pergunte como ele deve proceder a partir do contrato efetivado.
Você pode selecionar o faturamento por data, a partir do preenchimento dos filtros, quais os períodos que você tem de faturamento e quantas parcelas disponíveis você ainda tem para faturar.
Com isso, você consegue ter autonomia dos limites das datas que estão em vigência e os limites dela.
Com essas informações, nota-se que você consegue obter notícias de extrapolamentos do tempo do produto que está com o s eu cliente, de modo que você consiga depois cobrar pelos serviços adicionais.
Caso o cliente alugue um material e este produto precise de algum tipo de assistência, como podemos ajudá-lo?
O Lock1 tem um portal contendo diversas particularidades.
O gerente da operação pode abrir um chamado para o agente externo (agente de manutenção). A tela do portal é responsivo, podendo funcionar em todas as plataformas de IOS, Android, Tablets e Computadores.
Na tela do chamado do serviço, há os campos contendo as informações do produto que o SAP se apropriou no momento em que você cadastrou o produto, como os números de série, o item, o centro de custo, o contrato que este produto está participando e os elementos que foi adquirido o produto para a locação.
Com todas essas informações, o agente externo consegue localizar e dimensionar o chamado para efetuar a ação necessária.