Skip to main content

Veja os 5 principais mitos do ERP

diretoria
12 fevereiro, 2016
Veja os 5 principais mitos do ERP

A popularização dos sistemas ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) no mundo inteiro é um sinal de que a cada dia mais empresas estão cientes dos benefícios que eles trazem para os negócios. Hoje, uma solução que promova economia de recursos, redução de retrabalho e aumento da produtividade não é apenas um diferencial, mas um pré-requisito em um mercado extremamente competitivo.

Mesmo assim, muitos empresários e gestores ainda resistem à implementação do ERP por diversos fatores, muitos deles fruto de uma percepção equivocada. Veja no post a seguir quais são os 5 principais mitos do ERP:

Os sistemas ERP são caros

Esse é um argumento utilizado principalmente pelas empresas de menor porte, que se assustam com o investimento inicial necessário para a implementação de um bom sistema ERP. A questão é que ele deve ser considerado um investimento de longo prazo, que vai trazer economia, redução de retrabalho e melhoria na produtividade — fatores que vão se refletir em ganhos financeiros futuros.

Outra questão importante é que existem soluções em ERP focadas para empresas de menor porte. Esses sistemas, mais enxutos, são também mais econômicos.

A implementação é muito demorada

Se a instalação e configuração do sistema for realizada por uma empresa competente, com experiência no mercado, a implementação acontecerá dentro do prazo estabelecido.

É importante optar por um bom fornecedor para não ter surpresas: uma empresa de confiança saberá fazer um bom diagnóstico inicial, sem ilusões, mas que permitirá que seu negócio se prepare adequadamente para a implementação do sistema.

Os funcionários não vão se adaptar às mudanças

O ERP promove uma grande transformação nos processos de trabalho do dia a dia dos funcionários e por isso pode, sim, provocar alguma resistência. A chave para resolver esse problema é demonstrar como o sistema pode auxiliá-los, reduzindo o retrabalho e permitindo desenvolver fluxos mais eficientes. É preciso mostrar para os funcionários os benefícios que o sistema vai trazer não só para a empresa, mas para os seus cotidianos de trabalho.

Além disso, a implementação de um sistema ERP demanda uma mudança na cultura da empresa. Para que se colha todos os benefícios que ele pode trazer, é necessário que haja comprometimento dos colaboradores em todos os níveis da empresa, desde os gestores até os trabalhadores da ponta.

O ERP não serve para qualquer tipo de empresa

Há soluções de ERP específicas para negócios em todas as áreas de atuação. Por isso, é importante pesquisar qual se adapta melhor à sua empresa. Existem, ainda, outros tipos de sistema que são híbridos, capazes de se adequarem a demandas de diferentes tipos de empresa.

Nesse caso, é importante que a sua companhia faça um diagnóstico cuidadoso das suas necessidades e as passe para a empresa fornecedora do sistema.

O ERP é muito complicado

As empresas fornecedoras de sistemas ERP estão a cada dia investindo mais em funcionalidades simples e customizáveis, que tornem o dia a dia do trabalhador mais fácil e intuitivo. A ideia central é facilitar os fluxos, evitando o retrabalho e tornando os processos mais eficientes.

Por esse motivo, se houver um treinamento adequado para os funcionários, a tendência é que o ERP torne o trabalho mais fácil, abrindo espaço para a inovação e aumento da produtividade.

Esses 5 mitos do ERP servem para ilustrar que a maior parte da resistência é infundada ou nasce de uma percepção errada. Hoje eles são mais baratos e existem soluções para negócios de todos os portes e áreas de atuação. As dificuldades que podem surgir na implementação e no dia a dia são muito menores do que os benefícios que este tipo de sistema traz para sua empresa.

Você tem alguma dúvida sobre a implementação de um ERP? Gostari

 

 

diretoria
12 fevereiro, 2016