fbpx

4 mitos de cloud computing nos quais muita gente ainda acredita

Desde que o cloud computing surgiu, muitos mitos se formaram ao redor da ideia. Algumas pessoas pensam que se trata de uma tecnologia cara, lenta e complicada, por exemplo. E é comum que empresas acreditem nessas lendas e deixem de usar a metodologia — que pode ser muito útil para os negócios. Para ajudar a desmistificar a computação na nuvem, nós montamos esta lista com 4 dos principais boatos que circundam o tema. Quer saber o que é verdade e o que é mentira a respeito do cloud computing? Então leia esta postagem:

“O cloud computing é complicado”

Por ser algo relativamente recente no mercado e representar uma grande inovação, o cloud computing é frequentemente visto por gestores de empresas como uma tecnologia muito complicada. Mas na verdade não é. Evidentemente, será necessária uma mão de obra adequada para gerenciar a nuvem — seja esse trabalho realizado por novos contratados ou com o treinamento da equipe já existente.

Contudo, uma vez contratado um especialista ou capacitado o time, o investimento inicial logo será compensado com os benefícios que surgirão. O cloud computing tem uma flexibilidade grande em infraestrutura, pois é de fácil expansão e redução de acordo com a necessidade da empresa. Isso diminui os gastos com a manutenção do hardware e permite acesso aos dados armazenados a partir de diversos lugares.

“A transição para a nuvem é demorada”

Os serviços do cloud computing são desenhados de acordo com as demandas de cada negócio. Todo o processo de implementação e criação de soluções próprias em nuvem é muito mais rápido do que o método tradicional. Para você ter uma ideia: em vez de levar meses ou anos, o cloud computing pode ser configurado e colocado em funcionamento em menos de 90 dias!

“O investimento exigido é muito alto”

O foco dos gestores é muitas vezes no gasto imediato, não no médio e no longo prazo. Assim, é importante destacar que o custo para implementar o cloud computing é compensado com a economia alcançada ao longo do tempo. Além disso, é possível que a empresa invista somente no que for realmente necessário às suas necessidades no momento, com um gasto muito menor do que a tradicional montagem de uma estrutura física.

“O cloud computing não é seguro”

Um mito comum quando se fala do armazenamento de dados importantes na nuvem é a falta de segurança dessa técnica. A verdade, porém, não é bem essa. Assim como o sistema tradicional tem brechas de segurança, o cloud computing também pode ter suas falhas.

Por esse motivo, a computação na nuvem armazexige alguns cuidados que devem ser tomados por parte da empresa: é preciso, por exemplo, que as informações sejam encriptadas. E muitas vezes essa prevenção já é garantida na oferta dos serviços de cloud computing!

E então, o que você achou desta postagem? Ela esclareceu suas dúvidas a respeito do cloud computing? Deixe sua opinião em nossos comentários! Aproveite esta visita para aprender mais sobre o tema com nosso texto “Sua empresa pensa estrategicamente sobre cloud computing?”.

AWS, cloud, Cloud Computing, computação em nuvem, Nuvem


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: