fbpx

Buscar um desenvolvedor ou procurar um fornecedor de ERP?

As vantagens de se contar com um software ERP (Enterprise Resource Planning) para uma maior eficiência na gestão empresarial já é conhecida. Porém, na hora de definir qual o melhor sistema informatizado para integrar processos e operações na organização, uma dúvida sempre permeia: buscar um desenvolvedor para construir a sua própria ferramenta ou procurar por um fornecedor parceiro?

Read More

 

Muitas das questões que vêm à tona nessa discussão estão ligadas à necessidade de ter um ERP robusto, que atenda da melhor forma as necessidades e especificidades do negócio. Já as decisões, muitas vezes são equivocada pela falta de conhecimento sobre as oportunidades que o mercado oferece.

A contratação de um desenvolvedor para a criação de um ERP sob demanda

Desenvolver o seu próprio software pode parecer uma boa ideia a princípio. Afinal, ao buscar por um fornecedor você terá um ERP construído sob demanda, atendendo as exatas necessidades do seu negócio. Contudo, se você colocar “na ponta do lápis” tudo o que envolve esse trabalho, verá que seus objetivos podem não casar com a realidade. Dentre os motivos podemos citar:

  • Grande investimento em mão de obra, já que apenas um profissional tornará o processo moroso devido a complexidade de um sistema de gestão integrada;

  • Incertezas quanto ao cumprimento dos prazos, já que quaisquer imprevistos com a equipe de desenvolvimento pode atrasar a execução do projeto;

  • Necessidade de um gerente para conduzir o projeto com conhecimentos sobre as necessidades da sua empresa e de desenvolvimento de software, o que aumenta os custos;

  • Imprescindibilidade de manter uma equipe para acompanhar as evoluções tecnológicas, adequações necessárias, suporte e as mudanças na legislação fiscal.

Apenas com esses quatro argumentos é possível identificar que, em alguns casos, esta opção se torna inviável à realidade dos recursos, tanto humanos quanto financeiros, de grande parte das pequenas e médias empresas (PMEs).

Além disso, é preciso levar em consideração que a falta de know-how de sua empresa para o trabalho pode resultar em frustrações e necessidade de novos investimentos. Esse não é o seu core business e a curva de aprendizado será longa. Neste período, você já pode ter perdido grandes oportunidades de mercado por não contar com a tecnologia necessária ou por ter dividido as atenções entre o desenvolvimento do seu negócio e do seu software.

Por que procurar por um fornecedor de ERP parceiro é um grande negócio?

A tecnologia muda, novas necessidades surgem, instabilidades e erros aparecem, e todos estes, como outros fatores, levam à definição de que contar com um fornecedor de ERP é a melhor opção para as PMEs. Hoje, com custo mais acessíveis e facilidades de crédito para o investimento, como é o caso do cartão BNDES, é possível garantir um software de qualidade e altamente customizável para atender as demandas do seu negócio. Confira as vantagens desta opção:

  • Garantia do cumprimento de prazos;

  • Atualizações constantes conforme os avanços tecnológicos e exigências legais;

  • Atendimento e suporte qualificado;

  • Customização da ferramenta conforme as necessidades e especificidades de sua empresa;

  • Investimento mais adequado à realidade das PMEs;

  • Orientações sobre otimização de processos;

  • Treinamento com profissionais especializados e com larga experiência;

  • Aprendizado com a expertise adquirida no mercado pelo fornecedor;

  • Foco exclusivo em seu negócio.

Com todos estes argumentos, não há dúvidas de que contar com um fornecedor de ERP especializado, que ofereça um software customizável, é a opção mais viável para a sua PME, não é verdade? Por isso, avalie bem as opções do mercado levando em consideração as necessidades do seu negócio, a experiência da empresa parceira e o respaldo que ela possui.

Pronto para aumentar a eficiência de gestão empresarial investindo em um sistema de gestão integrada? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer suas dúvida

Gestão Empresarial


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Atendimento técnico telefônico, e-mail, WhatsApp e remoto.

Suporte emergencial 24x7 para emissão de nota e acesso ao sistema.

Atualizações, tanto de melhorias do sistema quanto fiscais.

Entregamos as melhores práticas de gestão através experiência adquirida.

Acesso diferenciado aos nossos cursos online.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.