fbpx

Como um sistema ERP otimiza a gestão de estoque e inventário da empresa?

Diante da dinamicidade e competitividade do mercado, a consolidação e o crescimento de uma empresa dependem da tomada de decisões estratégicas acertadas, pautadas em informações confiáveis. Nesse cenário, a gestão de estoque e inventário precisa ser feita de forma eficiente e eficaz. Afinal, eventuais falhas podem levar a decisões equivocadas e até mesmo afetar o planejamento financeiro da instituição.

Vale lembrar que estamos falando de um controle minucioso de entrada e saída de mercadorias. Ou seja, trata-se da identificação, classificação e contabilização de todos os bens que entram e saem do estoque. A partir desses dados, a empresa consegue identificar quais são os produtos mais importantes armazenados, bem como saber os itens que estão em falta, sem giro, vencidos ou avariados.

Além de fornecer subsídios para a tomada de decisões acertadas, o inventário de estoque feito corretamente, com base em informações confiáveis, melhora o controle da empresa sobre a circulação de seus produtos, previne desperdícios e otimiza os resultados. Por isso, ele é crucial para o sucesso de qualquer negócio.

Diante da importância do inventário, é comum que os empresários tenham dúvidas sobre como fazê-lo de forma acertada. Pensando nisso, preparamos este post para você. Continue a leitura e descubra como conferir confiabilidade e eficiência à gestão de estoque!

Como otimizar a gestão de estoque e inventário da empresa

A gestão de estoque envolve o controle e a análise de muitos dados, afinal, é preciso identificar, classificar e contabilizar todos os produtos que entram e saem da empresa. Eventuais erros podem levar a tomada de decisões equivocadas e colocar em risco o planejamento financeiro da instituição.

Por isso, é muito importante que todo o processo seja feito de forma eficiente e ágil. Nesse cenário, o uso de planilhas é praticamente inviável, sobretudo em razão da confiabilidade das informações (que ficam suscetíveis às falhas humanas) e da ineficiência do processo de análise de dados e geração de relatórios.

Do mesmo modo, a utilização de diversos sistemas na empresa e posterior compilação dos dados não é nada eficaz. Por isso, para conferir confiabilidade às informações e eficiência ao processo de inventário, o ideal é contar com boas ferramentas de gestão nas empresas.

Um software deve ser capaz de integrar os diversos setores das empresas, até mesmo daquelas que têm vários estabelecimentos comerciais, como o ERP (Enterprise Resource Planning).

De que forma o ERP melhora a gestão de estoque e inventário

Além de conferir eficiência aos processos e confiabilidade às informações, a utilização do ERP para gestão da empresa, incluindo o inventário do estoque, oferece inúmeros outros benefícios. Confira, a seguir, alguns deles!

Reduz as chances de erros

Como você viu, eventuais falhas ou erros na gestão de estoque podem custar muito caro à empresa. Afinal, a não identificação de produtos que estão em falta ou sem giro pode ocasionar a tomada de decisões equivocadas, gastos desnecessários, desperdícios e, até mesmo, afetar a relação com os clientes (quando um produto está em falta, eles podem passar a procurar a concorrência).

Quando a empresa utiliza o ERP, os erros na gestão de estoque tendem a não acontecer, pois o sistema possibilita ao gestor uma visão ampla acerca de todos os produtos armazenados. Ele identifica, de forma facilitada, os que estão em falta e precisam ser repostos.

Vale lembrar que os módulos do ERP são integrados, logo, quando uma venda é realizada, o produto vendido já é contabilizado no inventário. Além de melhorar a eficiência, isso evita a ocorrência de erros, comuns em controles manuais ou em sistemas que não são integrados e demandam a compilação de dados em planilhas.

Evita o desperdício

Ter produtos parados no estoque não significa apenas ter dinheiro estancado. Muitas vezes, isso pode ocasionar desperdícios e prejuízos financeiros para a empresa — quando o prazo de validade de uma mercadoria é excedido, por exemplo, o dinheiro investido em sua aquisição é perdido.

Com o uso do ERP, a probabilidade de ocorrer esse tipo de problema é muito reduzida, uma vez que o sistema oferece ao gestor uma boa previsão de demanda para gestão de estoque. Assim, é possível planejar melhor as aquisições e evitar a compra desnecessária de produtos que não tenham uma boa aceitação de seus clientes.

Fazer um inventário por meio de um ERP também torna muito fácil a identificação dos produtos que estão próximos do vencimento, pois o sistema aponta quais são eles. Com isso, além de evitar a entrega de algum item vencido, você pode planejar estratégias para otimizar as vendas de determinada mercadoria que está próxima do vencimento, evitando o desperdício.

Auxilia no cumprimento da legislação

Quem trabalha com a comercialização de mercadorias sabe que eventuais incoerências entre o inventário físico e contábil da empresa podem trazer muitos transtornos junto ao Fisco. Afinal, se a fiscalização constatar que há divergências entre o estoque e o que foi declarado, a empresa pode sofrer penalidades, como multas.

Quando se opta por usar o ERP, essas divergências tendem a não ocorrer, uma vez que o sistema otimiza a gestão de estoque e confere confiabilidade às informações. A automatização do processo e a integração entre os diversos setores da empresa evita a ocorrência de falhas, sobretudo as decorrentes de processos manuais.

Aumenta a rentabilidade do negócio

Com a eliminação de erros, a tomada de decisões acertadas e a redução de desperdícios, é inevitável a melhoria da rentabilidade do negócio. Ao evitar a perda de recursos financeiros e otimizar as compras de sua organização, você consegue aumentar o fluxo de caixa, o que possibilita a realização de novos investimentos e, claro, a criação de novas estratégias para aumentar ainda mais os lucros.

Como você pôde perceber, são inúmeros os benefícios que o ERP tem a oferecer para a gestão de estoque e inventário de sua empresa. Vale lembrar que a automatização do processo, com a eliminação de etapas burocráticas e demoradas, bem como o acesso a informações confiáveis, são fundamentais para a tomada de decisões acertadas, aptas a conduzir o crescimento da empresa.

Não se esqueça, também, de que para usufruir de todos as vantagens que um software de gestão ERP pode oferecer, é essencial escolher um que tenha qualidade. Ele deve ser fornecido por uma empresa confiável e que seja capaz de entender as peculiaridades de seu negócio e oferecer todo o suporte necessário para garantir a excelência da gestão de estoque e inventário, como a Falcora.

 


ERP, SAP Business One, sistema de gestão


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: