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Como usar informações para tornar a tomada de decisões mais eficiente

 

 

 

Nos primeiros anos de uma empresa, a tomada de decisões é algo fluido, intuitivo e orgânico. O gestor está motivado e envolvido com cada etapa e conhece o negócio nos seus mínimos detalhes. Todo esse conhecimento permite relacionar rapidamente vários fatores e decidir baseado numa mistura de feeling e experiência.
O negócio cresce por alguns anos mas, daí a algum tempo, fica estagnado.
Embora não estejam erradas, as decisões do gestor também não geram mais os resultados de antigamente. Além do mais, a expectativa ficou alta, por conta do crescimento inicial e agora não se cumpre mais. Você se identificou com essa situação? Então vamos te mostrar uma saída para ela: o uso de informações para tomar decisões. Continue a leitura e saiba quando é a hora de substituir a intuição por um mecanismo mais eficiente para definir os rumos do seu negócio. Pronto para retomar o crescimento dos primeiros anos?

Analise seu mercado e melhore internamente

Se até agora você se guiou apenas pelo tino empresarial, isso significa que você tem faro para os negócios, o que é ótimo. Mas também quer dizer que você deixou muitas coisas boas em segundo plano. Nada de mal com isso, afinal a vida é feita de decisões, certo?
Só para citar um exemplo: em algum momento você realmente fez uma análise do seu mercado? Por “análise” não queremos dizer apenas “pensar a respeito”, mas reunir números sobre a demanda por seu produto ou serviço, seus concorrentes, fornecedores e até as preferências do seu consumidor mais fiel. Ver de fora como outras empresas lidam com certas questões também é uma ótima maneira de perceber erros internos e corrigi-los.
Pode não parecer, mas aprender com os concorrentes é prática corriqueira entre empresários. O que queremos mostrar é que, se as suas decisões não envolvem números e informações concretas, é comum que você analise e melhore aquilo que sua empresa já faz certo, mas deixe em segundo plano o que ela faz de errado. A falta desse tipo mais amplo de exame é uma das coisas que costuma fazer um negócio em ascensão estagnar repentinamente.
Não é sua culpa se você não sabe o porquê dessa mudança: sem as informações necessárias, todos nós acabamos procurando as soluções certas nos lugares errados. Se evitar isso, algo começa a mudar: você passa a compreender de fato o que acontece internamente. Meio caminho andado. Agora, comece a analisar todo o entorno para entender como aspectos externos podem influenciar seus negócios e vice-versa.

Levante e armazene dados

Mas como fazer isso? O universo de uma pequena ou média empresa é mais fácil de compreender do que todo um segmento de mercado e suas oscilações e inconstâncias. A resposta para essa pergunta não é tão complexa quanto parece: agora, você sabe onde está o problema — ou melhor, onde ele não está — e vai precisar de uma base mais segura para entender cada coisa na sua complexidade e tomar suas decisões.
No final das contas, todo mundo está cansado de repetir que “prevenir é melhor do que remediar”. Mas pare para pensar: de todas as decisões que você toma diariamente, quantas são soluções de problemas de última hora e quantas são medidas de planejamento? Comece a levantar e armazenar informações sobre os pontos de que falamos.
Ao contrário do que parece, quase tudo pode ser medido: pode haver dados sobre produtos que encalham no seu estoque, serviços que não interessam a determinados tipos de cliente, o comportamento de compra desses clientes, indicadores de desempenho dos seus colaboradores, análise das suas obrigações fiscais e muito mais.
Pode ser, no entanto, que você se sinta um pouco esmagado pela quantidade de números que encontrar. Ora, o dia a dia de um gestor é muito, mas muito corrido. Você vai precisar direcionar suas pesquisas se quiser que tudo isso dê certo.

Priorize as informações certas para a tomada de decisões

Tantos dados e algumas perguntas: o que fazer com eles? A primeira constatação acaba sendo a de que não são todas as informações que importam. Levantar dados em grande quantidade e desordenadamente, ao contrário, pode prejudicar suas decisões. Para encontrar tempo na sua rotina corrida e separar o joio do trigo — sistematizando o seu caminho e tornando-o rápido e racional como você precisa — a melhor solução é contar com a tecnologia.

Use um software de gestão

Grandes chances de você ter ficado preocupado só de ler estas últimas palavras. Ouvir falar em um software como esse induz muitos empreendedores a ideias equivocadas. Eles pensam que o custo de aquisição e manutenção é alto, que a instalação requer muito tempo e que vão ter que treinar vários colaboradores para compreender um programa complexo.
Resumindo: acham que trata-se de uma solução enorme e custosa de engenharia computacional que só empresas de grande porte podem pagar. Isso não é verdade.
A Tecnologia da Informação evoluiu muito, a ponto de ser possível contratar serviços que se encaixem perfeitamente no tamanho, perfil e orçamento de cada empresa. Já é possível contar com opções simples, fáceis de usar e baratas.
Além do mais, o retorno sobre o investimento (ROI) de um software como esse é muito grande. Ele economiza tempo e dinheiro levantando informações que em breve vão ser convertidas em um faturamento maior. Além disso, ele tem um efeito benéfico sobre você em médio prazo: te liberar do estresse diário das pequenas tomadas de decisões. Assim, você guarda a sua cabeça para as ideias que te destacaram da concorrência e fizeram a sua empresa crescer tanto no início.
Tudo isso porque optou por trabalhar com números, entender, analisar e planejar cada passo antecipadamente. Não será isso que falta para virar essa página tão importante do seu negócio e voltar a tomar as melhores decisões?
E por falar em informações e tomada de decisões, quer ler mais a respeito e se aprofundar nesse assunto? Então assine a nossa newsletter e receba artigos como este aqui direto na sua caixa de e-mail. Quanto mais você conhecer, melhor vai se sair na hora de decidir!

Armazene dados, Fenícia ERP, Software de Gestão, tomada de decisão


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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