Skip to main content

O impacto da mobilidade para os negócios

O impacto da mobilidade para os negócios

O termo Cloud Computing vem ganhando mais força nas corporações. A ideia de usar vários aplicativos em qualquer lugar, a qualquer hora e por meio de diferentes plataformas é realmente muito útil para empresas, pois envolve conceitos como praticidade e funcionalidade. Como se não bastasse, muitas das aplicações são passíveis de utilização em modo offline, um atributo que  facilita ainda mais a vida profissional.

Ao falar em Cloud Computing, estamos falando também de Mobilidade. No contexto empresarial, isso não é uma simples tendência, mas uma realidade concreta, já que boa parte da força mundial de trabalho atualmente recorre à tecnologia móvel como ferramenta importante nos negócios, tanto para gerenciamento como comunicação. Hoje, não faltam motivos para empresas de diferentes áreas adotarem a cloud computing, afinal, seus impactos são extremamente positivos. Confira-os a seguir:

Resoluções em Tempo Real

A mobilidade empresarial atualmente é mais do que um diferencial, pois dependendo do porte da empresa, um aplicativo móvel é indispensável para manter a agilidade nos processos corporativos. Um dos principais impactos dessa ferramenta de negócios é justamente a possibilidade de resolver problemas em tempo real e com muita precisão, sem a necessidade de adiar decisões importantes ou delegá-las a alguém.

Aumento da Produtividade

As aplicações móveis são capazes de ampliar os horizontes dos processos empresariais, aumentando significativamente a produtividade da empresa. Isso acontece em consequência da integração de múltiplos serviços e um aplicativo, incluindo correio eletrônico, programas de comunicação unificada, plataforma de colaboração e muitas outras funcionalidades que aperfeiçoam os processos e aumentam a produtividade  de toda a organização.

Um grande aliado do aumento de produtividade é o SaaS, um software desenvolvido para a web, que dentre outras características, chama a atenção pela simplicidade. Sem demandar instalação e custos com manutenção e upgrade, ele pode ser usado por qualquer pessoa, sem treinamento específico. Existem App SaaS voltados  para a Gestão de RH, Finanças, controle de estoque, comunicação interna e muito mais. E tudo pode ser operado de qualquer computador, tablet ou smartphone.

Melhor Visão do Negócio

A cloud computing permite que os gestores e colaboradores tenham uma visão mais ampla do negócio, através de plataformas e redes de conhecimento, nas quais é possível, por exemplo, consultar as áreas de expertise e cargos de cada um. Em outras palavras, o  processamento de serviços móveis oferece soluções inteligentes, controles avançados de TI  e ferramentas  de governança que fazem com que os envolvidos nos processos empresariais interajam, conheçam e vejam o negócio como um todo.

Redução de Investimentos

Dentre os maiores impactos da utilização da mobilidade, está a redução do investimento nas empresas. A economia acontece porque quando a organização aposta em cloud computing, o gasto para suportar o aumento dos dados trafegados é menor, já que os custos passam a ser distribuídos e compartilhados através dos provedores de serviços.

Além disso, os investimentos em hardwares e data centers são deslocados para o desenvolvimento de softwares. Os recursos aplicados em equipamentos também diminuem, pois a  tecnologia mais sofisticada e os equipamentos mais modernos estão concentrados na nuvem, enquanto a empresa precisa apenas de computadores e dispositivos simples, com uma boa internet. As licenças dos softwares também são mais baratas para as organizações com gestão na nuvem.

Interação Direta com os Clientes

Outro aspecto que mudou bastante com a implantação de mobilidade nas empresas foi a forma de interagir com os clientes. Rápido e eficaz, o atendimento passou a ser mais direto e personalizado, por meio de aplicativos que podem ser acessados via dispositivos móveis. Hoje em dia, esse contato abrange uma enorme gama de serviços, partindo desde uma oferta baseada no perfil de consumo do cliente até a compra e efetivação do pagamento. Vale acrescentar que o engajamento em tempo real pode fazer muita diferença na reputação e geração de receita das empresas.

Atualmente, para as empresas que sonham alto, não há nada melhor do que ter os negócios na nuvem. É uma aposta certeira!

diretoria
09 dezembro, 2013