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Os 4 segredos para criar vantagem competitiva em seu negócio

A vantagem competitiva é uma busca constante de qualquer gestor preocupado em conquistar mercado e agregar valor à sua marca.

São muitas as práticas usadas para distinguir um negócio de outro: preços ajustados, entregas mais rápidas, produtos exclusivos e até brindes por compras podem ser importantes diferenciais, capazes de dar destaque para um empreendimento de sucesso.

Portanto, investir em ações estratégicas para gerar vantagem contra concorrentes é algo fundamental e que deve ser levado em conta sempre.

Nos post de hoje, vamos revelar quatro segredos para fazer sua empresa se destacar para atrair mais clientes e impulsionar o crescimento! Se interessou? Então acompanhe!

1. Analise a concorrência diariamente

Um ótimo passo para saber como se destacar de seus concorrentes é, basicamente, conhecê-los: quais são as decisões que eles tomam para conquistar o público? Que especialidades existem em seus produtos ou serviços? Por que alguém compraria na empresa deles e não na sua?

Entender — e aceitar — os pontos fortes de outros negócios pode ser uma tarefa difícil, mas é fundamental que você entenda o que os faz bons empreendimentos para traçar um novo planejamento de gestão.

Por isso, o recomendado é pesquisar o mercado e assim, investir em melhorias internas no seu negócio, se baseando sempre em referências positivas da concorrência. Almejando sempre superá-los, é possível ter destaque e aumentar cada vez mais a vantagem competitiva do seu negócio.

2. Adquira a liderança de custo

A liderança de custo nada mais é do que a capacidade de prestar um serviço ou oferecer um produto com custos menores — ou, pelo menos, parelhos — com outros negócios que disputam o mercado.

A precificação é um tema delicado que deve ser analisado para passar uma boa impressão para o cliente. Por isso, dois extremos devem ser evitados:

  • preços muito baixos, quando não justificados, passam a impressão de um serviço de baixa qualidade, podendo afastar interessados e reduzir os lucros;
  • preços muito altos, por outro lado, podem reduzir o interesse de um volume maior de compradores, diminuindo sua cartela de clientes.

O ideal é achar um balanço entre o que os concorrentes cobram e o que você pode cobrar para gerar lucro.

3. Invista em estratégia de segmentação

Também conhecida como estratégia de foco, a ideia é determinar um mercado específico para agir, em vez de tentar atingir todos os tipos de público.

Ao optar por isso, a empresa consegue definir estratégias exclusivas, sejam elas geográficas, comportamentais ou físicas, possibilitando que os clientes sejam atendidos da melhor forma.

Dessa forma, gestor, você pode disputar muito mais diretamente o interesse dos compradores, garantindo um passo à frente na corrida pela conquista de espaço.

4. Defina quais os recursos disponíveis e suas competências

Dentro de qualquer negócio, os recursos podem ser divididos em quatro categorias:

  • financeiros: lucro, fluxo de caixa, ativos e passivos;
  • físicos: matéria-prima e equipamentos para realizar o trabalho;
  • humanos: equipe, habilidades e treinamentos;
  • organizacionais: estrutura da empresa, composição de times e cultura organizacional.

É importante que você enxergue esses recursos de forma individual, mas também coletiva.

Individualmente, práticas para melhorar cada um deles, seja com corte de gastos, investimento em capacitação e motivação, otimização da apresentação do produto, entre outros. Estas são decisões que podem melhorar a imagem da sua marca no mercado.

Coletivamente, ações de integração desses recursos devem ser propostas para melhorar a comunicação e entender quais as limitações do empreendimento. Assim, gaps de produção podem ser identificados e corrigidos, melhorando a prestação final do serviço.

Pequenas práticas do dia a dia podem mudar toda a estrutura da empresa frente ao mercado, auxiliando nas decisões estratégicas e na conquista do público.

Então, leitor? Gostou de aprender alguns segredos para criar vantagem competitiva e impulsionar o crescimento da sua empresa? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outras atualizações diretamente em seu e-mail!

concorrência, estrategia, Gestão, negócio


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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