Skip to main content

ERP SaaS: qual a melhor opção para PMEs?

ERP SaaS: qual a melhor opção para PMEs?

Empresas que usam um ERP SaaS estão muito à frente das que não contam com essa solução.

Dizemos isso com a experiência de quem está há mais de 30 anos no mercado desenvolvendo sistemas para suprir as mais variadas demandas.

Seja para eliminar gargalos de produção ou para aumentar a lucratividade, tudo começa pela integração dos sistemas e, para isso, nada melhor do que recorrer à cloud computing.

Afinal, como aponta uma pesquisa da Hubspot (em inglês), a implementação de ERPs melhora os processos em 95% dos casos.

Continue lendo e saiba como fazer para que seu negócio não entre nos 5%.

O que é ERP SaaS?

ERP SaaS é a disponibilização dos chamados Enterprise Resources Planning na nuvem.

Ou seja, em vez de depender de servidores on-premises para a instalação desse sistema, a empresa que o contrata hospeda os softwares e seus bancos de dados em servidores externos.

A exemplo de outras soluções baseadas em cloud computing, a implementação de um ERP como um Software as a Service dessa forma traz uma série de benefícios.

O custo reduzido é um dos principais, mas há outros, como veremos a seguir.

Quais as vantagens de um ERP SaaS?

Um levantamento da Ultra Consultants (em inglês) mostra que, em 82% dos casos, a implementação de um ERP gerou ROI (retorno sobre investimento) acima do que havia sido estimado inicialmente.

Com um ERP SaaS, essa expectativa pode ser ainda mais otimista, considerando as vantagens desse modelo.

Lembrando que Software as a Service nada mais é do que a disponibilização de um sistema permanente de gestão mediante o pagamento de uma anuidade ou mensalidade.

Para as empresas que contratam, o objetivo é contar com soluções desenvolvidas por profissionais, sem ter que arcar com os custos de formar todo um time de TI para isso.

Veja na sequência que outras vantagens são agregadas.

Agilidade nas rotinas

Um ERP serve, fundamentalmente, para integrar sistemas de diferentes setores em uma só plataforma.

O melhor exemplo disso é o que se faz em setores interdependentes, como estoque, compras e vendas, cujas operações e rotinas estão sempre interligadas.

Assim, a empresa ganha mais agilidade, ao contar com uma única solução para dar conta das atividades desses setores.

Também agiliza as rotinas ao evitar o inevitável retrabalho, principalmente na parte de emissão e arquivamento de documentos fiscais.

Mais controle sobre os processos

Todo negócio tem os seus processos, e com as PMEs não é diferente.

Isso implica ter que lidar diariamente com entradas (inputs) e saídas (outputs) e tudo que acontece entre uma ponta e outra.

Imagine, por exemplo, a quantidade de atividades envolvidas na fabricação de móveis para escritório, como acontece com o nosso cliente Mirage Móveis?

Com um ERP, a empresa ganha a capacidade de gerir orçamentos e vendas, bem como de controlar o estoque sem perder de vista a gestão de ordens de produção.

Isso sem contar a parte da gestão financeira e o controle das obrigações tributárias.

Previsibilidade

Uma empresa que não controla os seus processos é imprevisível em seus resultados.

Isso porque ela não sabe o que vai acontecer a partir das entradas em suas atividades, inviabilizando assim qualquer tipo de planejamento.

Incapaz de antecipar seus resultados, ela estará muito mais exposta aos riscos, principalmente os que são gerados internamente.

Nesse caso, referimo-nos à falha humana, causada sobretudo pela negligência e pela falta de conhecimentos e habilidades.

Um ERP é fundamental para evitar que isso aconteça, já que serve como um hub, no qual múltiplas atividades e processos se conectam.

👉 Você sabe como fazer um relatório de fluxo de caixa? A gente mostra aqui, passo a passo!

Redução efetiva de custos

Pode parecer lugar comum, mas nunca é demais destacar a redução de custos gerada por um ERP, em especial contratado em regime de SaaS.

Por que isso acontece?

Primeiramente, porque, ao integrar setores, um ERP pode não só eliminar a necessidade de softwares instalados, como da contratação de mão de obra.

Faz sentido, afinal, se tenho só um sistema para controlar diversas atividades, não vou precisar pagar por mais licenças ou ter pessoas para operar softwares individualmente.

Não menos importante, um ERP SaaS reduz custos porque é uma solução muito mais inteligente para solucionar de uma só vez problemas que estejam interligados.

ERP SaaS para pequenas e médias empresas

Conhecemos como poucos as necessidades das PMEs.

As principais demandas que elas precisam ter atendidas por um ERP são:

  • Integrar setores como RH, contábil e financeiro
  • Agilizar as rotinas no estoque, integrando-o ao setor de compra
  • Melhorar a capacidade de distribuição e agilizar o delivery
  • Controlar os processos de fabricação e a consequente distribuição dos produtos.

Qual o melhor ERP SaaS para PMEs?

O SAP Business One é o ERP SaaS indicado para médias empresas, com mais maturidade digital e que tenham desafios mais arrojados pela frente.

Com ele, o negócio aumenta a eficiência operacional, enquanto forma um banco de dados para orientar suas decisões.

Como alternativa para pequenas empresas em crescimento, o ERP Fenícia é ideal para a gestão de estoque e para apoiar nas rotinas de atendimento ao cliente.

Com os sistemas da Falcora, sua empresa tem a certeza de contar com a solução que se encaixa às suas necessidades e orçamento.

Faça contato e solicite uma proposta!

diretoria
30 julho, 2023