fbpx

Confira 6 benefícios da nuvem em SAP Business One

É comum que pequenas e médias empresas permaneçam com processos descentralizados por acreditarem não ter como pagar por um software de gestão integrada. Porém, um dos benefícios da nuvem é rodar soluções robustas sem precisar de infraestrutura de TI.

Nesse contexto, a solução mais consagrada no mercado para companhias desses portes é o SAP Business One, um ERP acessível para pequenas e médias empresas. Isso mesmo!

Com esse ERP em cloud, o empreendimento automatiza suas operações, obtendo controle, organização e insights de negócios. E não é só isso: quando a empresa crescer, a ferramenta acompanha seu sucesso. Quer saber mais? Então venha conferir nosso post sobre os benefícios da nuvem e do SAP Business One!

Como migrar para a cloud e obter os benefícios da nuvem?

A migração de sistema pode ser bastante traumática sem planejamento. Afinal, é necessário ter claro e documentado o que se pretende obter com a nova ferramenta.

Apesar de ser uma missão complexa, é possível realizar a transição sem quase nenhum prejuízo para as rotinas de trabalho. Contudo, para isso, é fundamental pôr em prática algumas etapas básicas. Nesse contexto, confira um roteiro para te orientar nesse processo.

Estabeleça as suas demandas

Antes de implementar o SAP Business One em nuvem, saiba o que esperar da solução. Existem capacidades variadas de armazenamento. Como a operação em cloud é on demand (paga-se pelo que se consome), não é vantajoso contar com recursos que não serão utilizados.

Nesse contexto, levante a quantidade de usuários, os detalhes do banco de dados e quais módulos a empresa vai de fato aproveitar no dia a dia.

Peça orçamentos dos parceiros SAP

Com seus objetivos bem delineados, já é possível fazer uma lista de parceiros SAP B1 de seu interesse e começar a levantar o orçamento. Desse modo, você terá uma ideia mais concreta sobre o potencial de resposta do software às suas necessidades.

Confira as compatibilidades

Caso a empresa queira manter alguns sistemas próprios, como o programa operacional de produção ou de banco de dados, questione se há compatibilidade para a migração para a nuvem.

Esse tipo de detalhe costuma gerar contratempos durante o processo de implementação. Por isso, a organização deve se antecipar aos ajustes técnicos. Assim, evitam-se atrasos no cronograma de adesão ao cloud computing.

Realize testes conforme orientação dos consultores

Para adquirir o SAP Business One, é fundamental contar com revendedoras credenciadas pela marca. Dessa forma, o contrato prevê consultoria especializada para ajudar na instalação.

Esse serviço é feito por profissionais especializados na ferramenta e com larga experiência em transição para a cloud. Nesse contexto, respeite as orientações dessa equipe sobre os testes no sistema. Isso fará toda a diferença na hora de reconhecer e corrigir eventuais panes.

Quais são as funcionalidades do SAP Business One on cloud?

O SAP Business One reúne os melhores benefícios da nuvem, entregando soluções automáticas para os setores mais críticos.

Assim, o programa roda com alta eficiência em operações de vendas, de finanças, de relacionamento com o cliente e muito mais. Confira a seguir um resumo dos recursos.

Finanças

O ERP oferece uma contabilidade em tempo real que permite visualizar a performance do negócio a qualquer momento. Assim, o gestor não fica mais dependendo do fechamento de relatórios e balancetes para tomar decisões relevantes.

O sistema também sustenta as tarefas triviais dos setores financeiro e contábil, como elaboração de orçamentos, relatórios por centros de custos, cálculos em moeda estrangeira, entre outras.

Vendas

O sistema conecta ferramentas de relacionamento com o cliente com o estoque em tempo real. Assim, os vendedores conseguem prestar atendimento de qualidade, com informação correta e rápida, do jeito que o cliente gosta.

Como resultado, diminuem-se os problemas com atrasos e com a falta de produto à disposição do time comercial.

Cadeia de suprimentos

A solução faz o gerenciamento do estoque com atualizações instantâneas. Assim, os gestores montam fluxos de insumos mais inteligentes. Mediante esse investimento, obtém-se queda nas perdas, extravios e desperdícios.

Operacional

O sistema coloca fornecedores, colaboradores, clientes e demais partners em uma única plataforma. Mais um atributo da ferramenta é gerenciar as despesas e o percurso da matéria-prima. Com isso, as operações se tornam mais velozes e eficientes.

Manutenção de ativos

O programa monta calendários automáticos de manutenção de máquinas e equipamentos. Para isso, ele rastreia informação analítica sobre prazos de entrega dos produtos, previsão de encomendas, inconformidades etc. Ou seja, toda a agenda de manutenção passa a funcionar com base em inteligência de dados.

Quais são os 6 melhores benefícios da nuvem para as pequenas e médias empresas?

O SAP Business One viabiliza o acesso de pequenos e médios negócios às mais avançadas tecnologias do mercado, que antes eram restritas às grandes indústrias e corporações.

Com o modelo em cloud, ter um ERP ficou mais fácil para as organizações de menor porte. Mas, afinal de contas, quais são as reais vantagens de usar o SAP Business One? É o que você confere logo a seguir!

1. Ficar livre dos custos com infraestrutura de TI

Com os ERPs instalados localmente as empresas tinham que fazer altos investimentos em infraestrutura informática. Assim, eram necessários servidores, redes, hardwares, switches, entre outros elementos afins.

Tudo isso encarecia o acesso à tecnologia em si. Entretanto, um dos benefícios da nuvem é substituir todos esses componentes. Ou seja, é como se o negócio alugasse esses recursos de terceiros. Em suma: praticamente não se gasta com suporte de TI físico.

2. Obter atualizações mais velozes

Ao contrário do ERP On Premise, que funciona instalado na própria empresa, a cloud muda de tamanho a qualquer momento. Assim, o cliente consegue ampliar ou reduzir a quantidade de usuários.

Isso sem ter que comprar nada em termos de computador, redes ou demais equipamentos. É só mudar seu plano de assinatura e passar a desfrutar dos recursos extras imediatamente.

3. Reforçar a segurança

Um dos maiores mitos da cloud computing é a sua suposta falta de segurança. Na realidade, acontece o contrário: na nuvem seus dados ficam mais protegidos.

Isso porque eles são resguardados por datas centers específicos com barreiras físicas e de rede. Mas a nuvem também é muito mais segura em termos de preservação dos arquivos, já que conta com redundância, isto é, rotinas de backup estratégicas e informatizadas.

4. Implementar rapidamente

As empresas assinam o contratam e praticamente na mesma hora já conseguem senha de administrador para entrar no programa. Depois, basta ajustar com seu parceiro SAP a complementação dos requisitos de instalação.

5. Manter-se em dia com as inovações de TI do mercado

Mais um dos benefícios da nuvem — talvez um dos mais estratégicos — é a democratização da tecnologia. Afinal, nesse tipo de contrato, empresas pequenas e médias conseguem usar recursos de ponta que antes eram somente para os gigantes do mercado.

Por exemplo: a nuvem tem funcionalidades que aplicam IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), Business Intelligence, IA (Inteligência Artificial) e muito mais. Desse jeito, você usará os dados nas tomadas de decisões assim como um CEO de uma renomada multinacional.

6. Conseguir mais flexibilidade de uso

O sistema é muito versátil em suas funcionalidades. Afinal, parceiros SAP com certificações desenvolvem complementos para urgências mais específicas do seu negócio.

Também é uma enorme vantagem o fato de o sistema funcionar de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, não é preciso estar na sede para consultar o software e seus respectivos dados.

Como você já deve ter percebido, os benefícios da nuvem e do SAP Business One resolvem as rotinas das pequenas e médias empresas. Nesse sentido, a Falcora é uma parceira SAP B1 que já deu suporte para mais de 6 mil negócios.

Assim, ofertamos a tecnologia necessária para simplificar as atividades, inovar e expandir. Quer saber mais? Então entre em contato com a Falcora agora mesmo!

cloud, Nuvem, nuvem para as pequenas e médias empresas, SAP Business One


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: